André Villas-Boas: “É um sinal de máxima confiança a quem já dedicou uma vida ao FC Porto”

Porto Canal
A Sala VIP do Dragão Arena serviu de palco à oficialização da renovação do contrato de Fernando Sá, que vai continuar no comando técnico da equipa de basquetebol do FC Porto pelo menos até 2027. André Villas-Boas esteve ao lado do treinador na consumação da extensão do vínculo e acredita que esta representa “o bom trabalho que está a ser feito a todos os níveis”.
A conquista do título de campeão nacional, que escapa desde 2015/16, é um objetivo partilhado pelo líder máximo do clube: “O Fernando Sá já nos deu uma Supertaça e uma Taça de Portugal enquanto treinador e, como nós, está ansioso para conquistar o título nacional. Acredito que estão criadas as condições necessárias para que o possamos obter o mais rápido possível”. Mário Santos, o diretor desportivo das modalidades, não tem dúvidas de que o perfil de Fernando Sá assenta na perfeição ao FC Porto, pois “sente as coisas como adepto” e “lidera pelo exemplo”.
André Villas-Boas
A continuidade de Fernando Sá
“É, sobretudo, um sinal de máxima confiança a quem já dedicou uma vida ao FC Porto e que vai continuar a dedicar. Esta renovação vem sobretudo do bom trabalho, do trabalho desenvolvido esta época, não só no planeamento, mas também pela obtenção imediata da Supertaça, em linha com a Taça de Portugal que tinha sido conquistada em março. Foi uma Supertaça importante, mais foi sobretudo um conjunto de resultados que nos têm dado muito ânimo e que refletem o bom trabalho que está a ser feito a todos os níveis. Tudo o que vem aliado a uma história de grandeza do FC Porto e do Fernando Sá, juntos, tem sido positivo e quisemos dar-lhe este voto de confiança para o futuro.”
O título nacional que foge desde 2015/16
“Momentos como este também trazem mais união à equipa. Já existe uma relação especial entre treinador e jogadores e isso é visível. Visível pela forma como se relacionam e pelos resultados que têm tido. Acho que isto traz um ânimo especial e cria uma aglomeração à volta do treinador e em torno desse objetivo que já perseguimos há algum tempo, que é voltar a conquistar o título de campeão nacional de basquetebol. O Fernando Sá já nos deu uma Supertaça e uma Taça de Portugal enquanto treinador e, como nós, está ansioso para conquistar o título nacional. Acredito que estão criadas as condições necessárias para que o possamos obter o mais rápido possível.”
Mário Santos
A competência de Fernando Sá
“Apesar de vivermos de vitórias e de resultados no FC Porto, fica aqui subjacente que para lá chegarmos é preciso um projeto, e o Fernando Sá tem sido competente em levar avante esse projeto, com a obtenção de resultados e a construção de equipas competitivas. É esse o perfil que queremos, além de ser um reconhecido portista. Como por vezes não lutamos com as mesmas armas que os outros, é esse sentimento que faz a diferença e que vai ditar o resultado.”
Um adepto no banco
“A empatia que o Fernando Sá tem com os jogadores e com os adeptos é normal porque ele sente as coisas como adepto, mas é um treinador competente e sabe gerir bem isso. Lidera pelo exemplo. No FC Porto lutamos sempre para ganhar títulos e é para isso que aqui estamos. Reforçámos a construção da equipa de basquetebol com o objetivo de ganhar.”