CIM do Cávado investe 834 mil euros em projeto para fomentar sucesso educativo

CIM do Cávado investe 834 mil euros em projeto para fomentar sucesso educativo
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado vai investir mais de 834 mil euros num projeto para fomentar o sucesso educativo e combater o abandono escolar, foi anunciado.

Em comunicado, aquela CIM refere que em causa está o projeto RESET (Rede Estratégia para o Sucesso Educativo e Transformador), que conta com uma comparticipação comunitária de cerca de 709.600 euros.

O projeto está em execução desde o início deste ano, destacando a CIM quatro dos programas em desenvolvimento, um dos quais passa pela disponibilização e utilização do recurso educativo digital, na área da matemática, dirigida às crianças e jovens do ensino básico.

A CIM destaca também a implementação do Programa de Competências de Robótica e STEAM (metodologia que combina ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática), dirigida às crianças e jovens do ensino básico.

Também para as crianças do ensino básico, a CIM tem em curso um programa de literacia financeira e um programa de competências essenciais, este último para promover competências emocionais e sociais dos alunos, de modo a combater questões como a agressividade, segurança, falta de autocontrolo, insucesso e desmotivação escolar, bullying e depressão infantil.

Segundo a CIM, o projeto RESET resulta da reflexão e diagnóstico das necessidades identificadas nas comunidades educativas do território, priorizando o reforço do sucesso educativo e a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens.

“Trata-se de um projeto que dinamiza a rede colaborativa dos intervenientes no processo, trabalhando, também, no sentido da redução das saídas precoces do sistema educativo, através do enriquecimento das diferentes aprendizagens e na melhoria das condições pessoais e sociais no meio ambiente envolvente”, acrescenta.

A CIM do Cávado abrange os municípios de Braga, Barcelos, Esposende, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro.

+ notícias: Norte

Ministério Público de Braga acusa casal de burlas com negócios de veículos publicitados em 'sites'

O Ministério Público (MP) na Comarca de Braga acusou um casal da coautoria de 10 crimes de burla qualificada, relacionados com a compra e venda de veículos e outros bens publicitados em 'sites', foi este domingo anunciado.

Ministério Público acusa 44 arguidos por fraude fiscal em Paços de Ferreira

O Ministério Público (MP) acusou 44 arguidos, sendo 13 empresas, pela prática de crimes de fraude fiscal qualificada e de burla tributária, em Paços de Ferreira, informou a Procuradoria do Porto.

Município de Miranda do Douro quer aproveitar água de albufeira combate a incêndios

O Município de Miranda do Douro assinou um protocolo com a hidroelétrica Engie e a Movhera para colmatar as falhas no sistema da rede de proteção contra incêndios através da água da albufeira da barragem de Miranda.