Centro social de Viana do Castelo cria assistente virtual para apoiar IPSS

Centro social de Viana do Castelo cria assistente virtual para apoiar IPSS
| Norte
Porto Canal/Agências

O centro paroquial e social de Lanheses, em Viana do Castelo, desenvolveu uma assistente virtual que a partir de 07 de abril vai prestar apoio a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), foi divulgado.

A Elisa, nome atribuído à assistente virtual, vai estar disponível através do sítio oficial do centro paroquial e social de Lanheses na Internet e “tem como objetivo transformar o modo como estas organizações operam, proporcionando-lhes uma ferramenta eficiente e acessível, visando melhorar e agilizar a gestão e, com isso, incrementar a qualidade do serviço prestado aos seus utentes”.

Segundo o centro paroquial e social de Lanheses, a assistente virtual foi “desenvolvida em colaboração com a Visual Thinking, com o apoio da Diocese de Viana do Castelo e da Microsoft Portugal”.

A “Elisa integra um sistema de processamento de linguagem natural, baseado em inteligência artificial, para oferecer respostas ágeis e precisas às mais diversas questões colocadas pelos utilizadores, facilitando o seu trabalho diário nas diferentes IPSS, entre outras entidades relacionadas”.

A assistente virtual “foi concebida para responder a necessidades legais e orientativas, abrangentes, específicas e atualizadas, oferecendo suporte às diversas respostas sociais, desde Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), centros de dia, serviços de apoio domiciliário, creches, jardins-de-infância”.

A nova ferramenta é “intuitiva e oferece orientações com base em legislação específica e comum aos equipamentos e respostas sociais, referenciais de qualidade como os manuais de processos chave, normativos e circulares emanadas pelo Instituto da Segurança Social ou outras entidades públicas, código fiscal, sistema de normalização contabilística aplicável às entidades do setor não lucrativo, código dos contratos públicos, entre outros”.

A Elisa “disponibilizará, ainda, modelos de minutas ou documentos pré-elaborados que, com as devidas adaptações, poderão ser utilizados pelas diferentes IPSS ou entidades conexas, possibilitando o incremento de uma maior eficiência e eficácia ao seu trabalho quotidiano”.

Para o diretor executivo do centro paroquial e social de Lanheses, Vasco Araújo, citado na nota enviada às redações, refere que a conceção da assistente virtual “foi um sonho ambicioso que exigiu o compromisso com um processo de desenvolvimento rápido e árduo até à sua concretização”.

“Acreditamos que esta assistente virtual será uma mais-valia para o centro paroquial e social de Lanheses e para muitas outras organizações do terceiro setor, ajudando-as a otimizar os seus processos e a impactar o tempo disponível para um serviço quotidiano ainda mais próximo dos utentes”.

O diretor nacional de tecnologia da Microsoft Portugal, Manuel Dias, também citado no documento, realça “o poder da tecnologia para impulsionar mudanças positivas na sociedade".

“A Elisa é um exemplo concreto de como a inteligência artificial pode ser aplicada de forma ética e responsável para apoiar organizações do terceiro setor, tornando o seu trabalho mais eficiente e permitindo-lhes focar-se no que realmente importa: as pessoas”, adianta.

Para a CEO e cofundadora da Visual Thinking, Estela Bastos, “a tecnologia deve estar ao serviço das pessoas, especialmente quando aplicada a setores com um impacto social tão profundo como o terceiro setor”.

“O desenvolvimento da Elisa representa o nosso compromisso em potenciar o uso da inteligência artificial para tornar o dia-a-dia das organizações mais eficiente, permitindo que foquem o seu tempo e recursos naquilo que realmente importa: cuidar e apoiar quem mais precisa”, destaca

A apresentação oficial da Elisa está marcada para a próxima segunda-feira, às 11:30, no auditório do Instituto Católico de Viana do Castelo.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Orçamento de 17,7 milhões da CIM do Alto Minho para 2026 terá 50% dedicado a despesa para transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, “um aumento de cerca de 7% face a 2025”, com os transportes a representar cerca de 50% da despesa.