Montenegro desafia Pedro Nuno a definir método para esclarecimentos

Montenegro desafia Pedro Nuno a definir método para esclarecimentos
Lusa
| Política
Porto Canal/Agências

O primeiro-ministro disse esta terça-feira dar uma “última oportunidade” ao líder do PS, desafiando-o a definir um método para, no prazo de 30 dias, dar as respostas que pretende sobre a empresa da sua família.

“Aquilo que o senhor quer não está escrito nesse requerimento [da comissão de inquérito], está por trás desse requerimento, o que o senhor deputado quer é estar a meses a lançar para a dúvida, para a suspeição, para degradação todo o sistema político português e a capacidade de o Governo executar o seu programa”, acusou Luís Montenegro, dirigindo-se a Pedro Nuno Santos, durante o debate da moção de confiança ao Governo, na Assembleia da República.

Depois de o líder do PS o ter desafiado a retirar a moção de confiança e aceitar submeter-se à comissão parlamentar de inquérito potestativa pedida pelos socialistas, o primeiro-ministro disse conceder a Pedro Nuno Santos “uma última oportunidade” e começou a formular uma frase, que foi interrompida pelo facto de o microfone se ter desligado por ter ultrapassado o tempo: “pedimos ao senhor presidente da assembleia da república...”.

“Eu digo-lhe olhos nos olhos: diga-me, escreva-me, sente-se com alguém do Governo, comigo se quiser, entre os grupos parlamentares, defina o método para em 15 dias, em 30 dias eu lhe facultar tudo aquilo que o senhor precisa e que não tem nada a ver com esse requerimento que o senhor tem aí”, desafiou.

Na abertura do debate da moção de confiança ao Governo, o primeiro-ministro tinha afirmado estar disponível para “suspender a sessão” parlamentar se o secretário-geral do PS dissesse “em concreto” que esclarecimentos pretende sobre a sua empresa familiar.

+ notícias: Política

Seguro agradece a Marcelo e promete ser "Presidente de Portugal inteiro"

O novo chefe de Estado, António José Seguro, agradeceu ao seu antecessor a dedicação a Portugal e prometeu ser o "Presidente de Portugal inteiro", expressando respeito pela pluralidade do parlamento e assegurando-lhe cooperação institucional.

Negociação da legislação laboral termina sem acordo

O presidente da CIP, Armindo Monteiro, disse em declarações à RTP Notícias que as negociações sobre o pacote laboral terminaram sem acordo e responsabilizou a UGT pela ausência de um entendimento.

Seguro anuncia que primeira Presidência Aberta será na Região Centro

O Presidente da República, António José Seguro, revelou esta terça-feira que a sua primeira Presidência Aberta terá lugar na Região Centro, remetendo para o final de semana o anúncio da data e o local exato.