Montenegro desafia Pedro Nuno a definir método para esclarecimentos

Montenegro desafia Pedro Nuno a definir método para esclarecimentos
Lusa
| Política
Porto Canal/Agências

O primeiro-ministro disse esta terça-feira dar uma “última oportunidade” ao líder do PS, desafiando-o a definir um método para, no prazo de 30 dias, dar as respostas que pretende sobre a empresa da sua família.

“Aquilo que o senhor quer não está escrito nesse requerimento [da comissão de inquérito], está por trás desse requerimento, o que o senhor deputado quer é estar a meses a lançar para a dúvida, para a suspeição, para degradação todo o sistema político português e a capacidade de o Governo executar o seu programa”, acusou Luís Montenegro, dirigindo-se a Pedro Nuno Santos, durante o debate da moção de confiança ao Governo, na Assembleia da República.

Depois de o líder do PS o ter desafiado a retirar a moção de confiança e aceitar submeter-se à comissão parlamentar de inquérito potestativa pedida pelos socialistas, o primeiro-ministro disse conceder a Pedro Nuno Santos “uma última oportunidade” e começou a formular uma frase, que foi interrompida pelo facto de o microfone se ter desligado por ter ultrapassado o tempo: “pedimos ao senhor presidente da assembleia da república...”.

“Eu digo-lhe olhos nos olhos: diga-me, escreva-me, sente-se com alguém do Governo, comigo se quiser, entre os grupos parlamentares, defina o método para em 15 dias, em 30 dias eu lhe facultar tudo aquilo que o senhor precisa e que não tem nada a ver com esse requerimento que o senhor tem aí”, desafiou.

Na abertura do debate da moção de confiança ao Governo, o primeiro-ministro tinha afirmado estar disponível para “suspender a sessão” parlamentar se o secretário-geral do PS dissesse “em concreto” que esclarecimentos pretende sobre a sua empresa familiar.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.