Braga dá um milhão de euros à UMinho para recuperar Castelo e criar escola de negócios

Braga dá um milhão de euros à UMinho para recuperar Castelo e criar escola de negócios
Foto: Universidade do Minho
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Braga aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, a atribuição de um apoio extraordinário à Universidade do Minho para reabilitação do Edifício do Castelo, onde será instalada uma “escola de negócios”.

Segundo o município, o investimento total estimado para a intervenção é de cerca de nove milhões de euros.

O apoio municipal de um milhão de euros será repartido por 2025 (100 mil euros), 2026 (400 mil) e 2027 (500 mil).

“A execução deste projeto trará benefícios significativos, já que à vertente da valorização do património histórico e cultural, transformando o edifício num equipamento moderno e tecnologicamente avançado, capaz de responder às necessidades do século XXI , soma-se a dinamização económica e educativa”, refere a câmara, em comunicado.

Sublinha que a UMinhoExec – Executive Business Education a instalar no Castelo assumirá “um papel estratégico como centro de inovação e qualificação, atraindo talento, empresas, eventos de impacto nacional e internacional e promovendo o crescimento sustentável da cidade”.

“Com salas híbridas de formação, laboratórios tecnológicos, espaços de inovação para empresas e auditórios multifuncionais, o edifício do Castelo será um espaço dinâmico e interativo, promovendo a inovação e o desenvolvimento de competências estratégicas”, acrescenta.

Para além do apoio do município, para viabilizar esta intervenção a Universidade do Minho mobilizou um valor superior a 2,3 milhões de euros em capitais próprios e submeteu uma candidatura ao programa Norte2030, com um pedido de financiamento no valor de 5,5 milhões de euros.

Em resposta à oposição, que questionou por que é que a câmara não adquiriu o edifício, Rio esclareceu que a Universidade do Minho nunca teve vontade de o alienar.

“Nunca poderíamos comprar algo que a universidade não queria vender", referiu.

Adiantou que o município “foi acompanhando” várias propostas de entidades privadas para aquisição do Castelo para diversos fins, como comerciais, hoteleiros e residenciais.

Para a câmara, o projeto da escola de negócios “representa um marco estratégico para a cidade, potenciando o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor e a criação de postos de trabalho de elevado valor acrescentado”.

“A concretização do projeto constitui, assim, uma mais-valia para o desenvolvimento educativo, científico, cultural, social e económico do concelho, sendo uma exigência de interesse público”, sustenta.

+ notícias: Norte

Trânsito cortado no nó da A3 no sentido Porto/Valença

O acesso à Autoestrada (A) 3, através da Estrada da Circunvalação, no sentido Porto/Valença, vai estar cortado nas noites de quarta-feira para quinta-feira e de quinta-feira para sexta-feira, devido a trabalhos de manutenção, revelou em comunicado a Brisa.

Corpo encontrado a boiar em praia de Gaia após alerta de pescador

Um corpo foi avistado a boiar na água junto à praia de Canide Norte, em Vila Nova de Gaia, na manhã desta quinta-feira, avança o Correio da Manhã, uma informação confirmada pelo Porto Canal junto da Proteção Civil.

Queda de avioneta provoca dois feridos em Vila Nova de Cerveira

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta quarta-feira, após a queda de uma avioneta no aeródromo de Cerval em Vila Nova de Cerveira, apurou o Porto Canal junto da Proteção Civil.