Universidade do Minho lança minifoguete experimental reforçando aposta no setor aeroespacial

Universidade do Minho lança minifoguete experimental reforçando aposta no setor aeroespacial
Foto: Universidade do Minho
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) vai lançar, no domingo, um minifoguete experimental que inova na propulsão sólida e no sistema de eletrónica e sensores da direção do voo, foi esta sexta-feira anunciado.

Em comunicado, a UMinho sublinha que a implementação desta iniciativa surge numa fase de crescente investimento europeu ao nível da investigação e tecnologia espacial, com aplicações que vão desde a colocação de satélites em órbita até à defesa e soberania nacional.

“Lançarmos este foguete no Dia da Europa tem um simbolismo especial e reafirma também o compromisso da UMinho com o desenvolvimento e a inovação, contribuindo para os avanços no setor aeroespacial em Portugal e além-fronteiras”, refere Joaquim Carneiro, do Departamento de Física daquela academia.

Este investigador explica que o motor do foguete usará uma formulação específica de propelente, composta por um oxidante, um combustível e uma carga retardadora, otimizando a combustão, melhorando o desempenho do sistema e gerando o impulso necessário para assegurar a descolagem e o controlo de altitude de voo.

Será ainda construída uma célula de carga de baixo custo, para medir o impulso total da câmara de combustão e a força propulsora máxima do motor.

O foguete subirá até um ponto máximo, antes de regressar à terra devido à gravidade.

Ainda segundo o comunicado, "fica aberta a possibilidade de outros projetos para breve, eventualmente cofinanciados”.

Paralelamente, a equipa envolvida no projeto encontra-se na fase final da constituição da Associação Luso-Brasileira de Mecânica Orbital e Sistemas de Propulsão (ALMOSP).

A futura entidade pretende reforçar a cooperação científico-tecnológica nesta área entre Portugal e o Brasil, tendo o apoio da Força Aérea Brasileira e de vários ‘stakeholders’ dos dois países.

+ notícias: Norte

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.

CIM Douro aprova 9,6 milhões de euros em apoios do Norte 2030 para as empresas do território

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) aprovou 115 candidaturas no âmbito do programa Norte 2030, que se traduzem num incentivo global de 9,6 milhões de euros (ME) destinados às empresas do território.

Relação condena três militares da GNR da Feira por corrupção

O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou três militares da GNR de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, por crimes de corrupção, revendo algumas das penas que lhes tinham sido aplicadas por outros crimes.