Quatro câmaras promovem petição para construção de nova ponte sobre o Tâmega

Quatro câmaras promovem petição para construção de nova ponte sobre o Tâmega
DR
| Norte
Porto Canal/Agências

Os presidentes das câmaras de Baião, Marco de Canaveses, Cinfães e Resende promoveram na Plataforma da Assembleia da República uma petição, aberta à subscrição dos munícipes, para a construção de uma nova ponte sobre o Tâmega, foi esta quarta-feira revelado.

Segundo fonte dos municípios, os autarcas convidam a população a subscrever ‘online’ o documento, sinalizando que são necessárias 7.500 assinaturas, até 13 de abril, para que a petição possa ser debatida em plenário pelos deputados.

Segundo os autarcas, citados numa nota de imprensa da Câmara de Baião, “o objetivo [da petição] é garantir uma ligação mais eficaz entre os concelhos e aliviar os crescentes problemas de tráfego que afetam a região".

Na iniciativa dos quatro autarcas socialistas, destaca-se que a variante à Estrada Nacional 211 (EN211) foi concebida como “um eixo fundamental” de ligação daqueles concelhos às autoestradas 4 e 11, no Nó de Recesinhos (Penafiel).

No entanto, assinala-se também a falta de uma alternativa à única ponte existente, localizada à entrada da cidade de Marco de Canaveses, que “tem causado congestionamentos frequentes e impactado negativamente a economia local e a qualidade de vida dos munícipes”.

Os presidentes solicitam que a Assembleia da República intervenha para garantir a construção de uma nova ponte e das respetivas ligações à EN211, através da Infraestruturas de Portugal (IP).

O pedido inclui a definição de “um cronograma claro e a alocação das verbas necessárias para a execução da obra”.

+ notícias: Norte

Médico quer criar em Portugal associação dedicada a tumores do fígado

O médico moçambicano Hipólito Mussagy quer criar uma associação de doentes para ajudar quem sofre de carcinoma hepatocelular, “doença silenciosa considerada quase incurável” e que o próprio sofreu, encontrando-se em vigilância no Hospital São João, no Porto.

Jovem acusado de instigar massacres no Brasil começa a ser julgado na Feira

Um jovem acusado de ter instigado massacres em escolas no Brasil, incluindo um em que morreu uma adolescente, vai começar a ser julgado esta quinta-feira no Tribunal da Feira, no distrito de Aveiro.

Sindicato acusa ULS Entre Douro e Vouga de incumprimentos salariais

O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) acusou esta quinta-feira a ULS Entre Douro e Vouga de não pagar atempadamente aos médicos internos de formação geral, situação que a instituição atribui a um período “muito concentrado” de processamento de salários.