Governo autoriza corte de 77 sobreiros para construir ETAR em Braga

Governo autoriza corte de 77 sobreiros para construir ETAR em Braga
Foto: Facebook Sobreiro
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Ministério do Ambiente declarou de “imprescindível utilidade pública” a construção da nova ETAR de Braga e autorizou o abate de 77 sobreiros para viabilizar a obra, segundo despacho esta segunda-feira publicado em Diário da República.

Assinado pela ministra do Ambiente e pelo secretário de Estado das Florestas, o despacho condiciona aquela autorização, desde logo, à implementação de um projeto de compensação que prevê a plantação de um mínimo de 771 plantas de sobreiro em terreno confinante com o empreendimento.

Terá também de ser alterada a declaração de autorização do proprietário do terreno onde vai ser implementado o projeto de compensação, para garantir o período de 20 anos necessário à instalação dos sobreiros.

O despacho alude à “provada inexistência de alternativas válidas” de localização da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), “uma vez que a presente foi a resultante do procedimento de avaliação de impacto ambiental”.

Sublinha ainda o “relevante” interesse público, económico e social do empreendimento, bem como a sua sustentabilidade, “na medida em que a construção da ETAR do Este e do respetivo emissário visa a melhoria da qualidade de vida da população do município de Braga e a proteção do meio ambiente, evitando a sua degradação e constituindo assim um mecanismo de redução de risco e de prevenção da poluição”.

Em causa está a construção da ETAR do Este, que significará um investimento de cerca de 30 milhões de euros e terá capacidade para tratar os efluentes de 200 mil pessoas.

Para a concretização da obra, a AGERE - Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga pediu autorização para o corte de 45 sobreiros adultos e 32 jovens, numa área de 0,98 hectares de povoamento, na propriedade Quinta do Lobreu.

Paralelamente, apresentou um projeto de compensação e respetivo plano de gestão, que prevê a instalação de sobreiro em duas parcelas com uma área total de 1,327 hectares, com plantação de um mínimo de 771 plantas de sobreiro em terreno confinante com o empreendimento.

O processo de construção da nova ETAR de Braga arrancou a 08 de janeiro, com o lançamento da primeira pedra do respetivo emissário.

A ETAR deverá estar pronta dentro de um ano e meio.

+ notícias: Norte

Associação Académica de Coimbra propõe pagar dívida com barris de cerveja

A Associação Académica de Coimbra (AAC) propôs-se a adiantar o pagamento de dívidas a secções e núcleos de estudantes com barris de cerveja, o que motivou uma nota de repúdio da Secção de Jornalismo que tem a receber 3.500 euros.

"Tenho de fazer uma volta de 12 km para ir ter ao mesmo síito". EN 222 está cortada há mais de um mês em Resende e não há previsão de reabertura

A Estrada Nacional 222 continua cortada ao trânsito em Resende na sequência do abatimento do piso devido ao mau tempo.

 

Autarca de Resende acredita que é desta que avança ligação de Baião à Ponte da Ermida prometida há mais de 20 anos

O Presidente da Câmara de Resende acredita que será com este Governo que será feita a ligação de Baião à Ponte da Ermida, que aproximaria o concelho da A4 e poderia melhorar muito as acessibilidades na região.