Vila Real aplica dois milhões de euros para requalificar duas escolas em aldeias

Vila Real aplica dois milhões de euros para requalificar duas escolas em aldeias
Imagem: CM Vila Real
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Vila Real vai investir dois milhões de euros na requalificação das escolas do primeiro ciclo de Vila Seca e Vendas de Cima e melhorar as condições de aprendizagem nestas aldeias.

“É e será sempre prioridade do município de Vila Real fornecer aos alunos as melhores condições para que desenvolvam a sua aprendizagem”, afirmou, citado em comunicado, o vice-presidente Alexandre Favaios.

O autarca acrescentou que a câmara cumpre, ao fim de três anos, “todos os compromissos assumidos na mais recente revisão da Carta Educativa”, relativamente ao primeiro ciclo e ensino básico.

A abertura dos concursos públicos para as duas empreitadas foi aprovada na reunião de câmara que decorreu segunda-feira.

A requalificação e ampliação da escola básica do primeiro ciclo (EB1) e jardim de infância de Vila Seca, localizada na União de Freguesias de Adoufe e Vilarinho de Samardã, tem um orçamento previsto de 1,4 milhões de euros, estimando-se que a empreitada se conclua em 18 meses.

A autarquia explicou que, após a requalificação e ampliação do espaço, a escola, que atualmente tem duas salas de aula dedicadas ao primeiro ciclo e uma de pré-escolar, passará a contar com quatro salas de primeiro ciclo e uma de pré-escolar.

“Esta empreitada virá não só melhorar as condições do espaço educativo, mas também, através do aumento de oferta, combater a existência de turmas mistas no nosso território”, refere o comunicado do município.

A intervenção na EB1 de Vendas de Cima, na freguesia da Campeã, tem um investimento previsto de 560 mil euros e um prazo de execução de 12 meses.

A escola passará a contar com valências de que não dispõe agora, tornando-a mais moderna e adaptada às exigências atuais, com intervenções profundas no seu interior e área envolvente.

+ notícias: Norte

Munícipes de Viana do Castelo contra superfície comercial em zona residencial

Cerca de 300 moradores no lugar da Cova, freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, manifestaram-se esta sexta-feira contra a construção de uma superfície comercial, por considerarem que, no Plano Diretor Municipal (PDM), a zona está destinada a residências.

Ex-diretor da Câmara de Espinho nega pressões para favorecer privados

O antigo diretor da Câmara de Espinho Pedro Castro e Silva, arguido no processo Vórtex, negou esta sexta-feira ter sido pressionado para atuar em benefício de interesses particulares, nomeadamente nos processos urbanísticos da construtora Pessegueiro.

Ponte de Lima apresentou planos para defender e aproveitar potencial da floresta

Defender a floresta de Ponte de Lima, que ocupa 60% do território do concelho, e aproveitar, economicamente, o potencial daquela mancha verde são os objetivos dos planos apresentados na Feira do Ambiente e Ambientes.