Estudantes de Albergaria-a-Velha beneficiam de programa de literacia financeira
Porto Canal/ Agências
A “Academia Empreende +”, em Albergaria-a-Velha, vai contar com a participação de cerca de 700 estudantes na sua 11.ª edição, orientada para a literacia financeira e a sustentabilidade, revelou a organização.
A "Academia Empreende +" é um programa de empreendedorismo escolar promovido pelo município de Albergaria-a-Velha em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e da Branca, Colégio de Albergaria-a-Velha e Jobra.
No 1.º Ciclo, cerca de 200 alunos distribuídos por 12 turmas participam em “Uma Aventura com o Gaspar no Mundo dos Números", em que aprendem conteúdos relacionados com o Euro, a distinção entre desejos e necessidades, conceitos de poupança, despesas e rendimentos, bem como os diferentes métodos de pagamento.
Já os alunos do 2.º ciclo, cerca de uma centena, vão ser desafiados a refletirem sobre problemas sociais ou ambientais que os preocupam e, com base nestes, pensarem em soluções inovadoras, no programa “Mudar o Mundo em Albergaria-a-Velha”.
Os 32 alunos do 3.º Ciclo envolvidos no Concurso de Ideias Desafi@te debruçam-se sobre o tema da economia circular e sustentabilidade.
Um Concurso de Ideias de negócio, o “#Faz o teu Futuro”, é dirigido aos alunos do Ensino Secundário e Profissional.
Um total de 341 alunos, de 15 turmas, participam nas sessões de “Capacitação em Literacia Financeira” sobre objetivos de vida e gestão do orçamento pessoal, impostos e contribuições, poupança, fundo de emergência e investimentos, e fases da vida e poupança reforma.
O projeto Academia Empreende+ foi distinguido pelo Programa Europeu URBACT como uma “Boa Prática”, na sequência da decisão do Comité de Acompanhamento., entre 116 iniciativas urbanas.
