Quase 800 obras a concurso na Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro

Quase 800 obras a concurso na Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro
CM Aveiro
| Norte
Porto Canal/ Agências

A 17.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro recebeu 488 candidaturas de artistas de 62 nacionalidades e 782 obras a concurso, informou a autarquia.

Segundo uma nota camarária, as candidaturas decorreram entre 1 de outubro e 30 de novembro de 2024, tendo sido submetidas a concurso 782 obras de 488 artistas ou coletivos.

Ainda segundo a autarquia, contabilizaram-se 75 candidaturas de criadores nacionais, destacando-se também a participação de artistas da China, Brasil, Espanha, Itália, Estados Unidos, Rússia e França.

Até ao final de maio, o júri presidido por Wan Liya, em representação da Academia Internacional de Cerâmica, irá selecionar as peças finalistas.

Citado na mesma nota, o presidente da âmara, Ribau Esteves, diz que a autarquia tem trabalhado de perto com artistas, instituições e publicações de referência no contexto da cerâmica artística contemporânea para tornar a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro uma referência em todo o mundo.

Este investimento, segundo o autarca, resultou, nos últimos anos, num “significativo acréscimo da qualidade das obras apresentadas a concurso, com diferentes e inovadoras abordagens”.

A iniciativa irá decorrer entre 18 de outubro de 2025 e 18 de janeiro de 2026, em diferentes espaços da cidade de Aveiro, com epicentro no Museu de Aveiro/Santa Joana.

Considerada uma referência internacional no setor cultural e artístico desde 1989, a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro “visa contribuir para a produção de cerâmica artística contemporânea, através do estímulo à experimentação e à criatividade”, refere a mesma nota.

Segundo a câmara, a iniciativa “constituiu-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica e tem contribuído para uma formação didática e para o desenvolvimento de caráter cultural”, constituindo também um centro de diálogo e partilha.

+ notícias: Norte

Ministério exonerou professor de Moral condenado por abusos sexuais em Famalicão

O ministro da Educação exonerou o professor de Moral que foi condenado a oito anos de prisão por 62 crimes de abuso sexual de 15 alunas de uma escola de Vila Nova de Famalicão.

PSP retira bebé de um ano fechado num carro há mais de 50 minutos em Barcelos

A PSP de Barcelos retirou um bebé de um ano que estava, sozinho, fechado num carro, em Barcelos, há mais de 50 minutos.

Combate da Coca de Monção em consulta pública para ser Património Imaterial

A inscrição do Combate da Coca de Monção no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em consulta pública a partir desta quinra-feira e durante 30 dias por deliberação do instituto do Património Cultural.