UTAD impulsiona investigação no setor automóvel e formação na saúde e desporto

UTAD impulsiona investigação no setor automóvel e formação na saúde e desporto
Foto: UTAD
| Norte
Porto Canal / Agências

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro aplicou 1,4 milhões de euros num Centro de Inovação para a Indústria, com destaque para o setor automóvel, e num edifício para apoiar formação na saúde e desporto.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), localizada em Vila Real, anunciou, em comunicado, que as novas valências vão ser inauguradas na segunda-feira e vão permitir “uma modernização das condições de ensino e de investigação”.

O Centro de Inovação para a Indústria, explicou, vai disponibilizar novos laboratórios de cibersegurança, de sensores inteligentes e de inteligência artificial.

A academia transmontana referiu que o centro resulta de uma parceria entre a academia transmontana e a empresa Continental Advanced Antenna e que os novos laboratórios vão impulsionar a investigação e a transferência de conhecimento, nomeadamente para a área da indústria automóvel.

A Continental Advanced Antenna Portugal, que produz componentes para automóveis, é uma “das maiores empregadoras privadas” no distrito de Vila Real.

A obra foi executada no âmbito da agenda mobilizadora para o Desenvolvimento de Produtos e Sistemas Inteligentes de Mobilidade Verde e representa um investimento de 483 mil euros.

Na segunda-feira vai ser também inaugurado o novo edifício de apoio à formação multidisciplinar nas áreas da saúde e do desporto, que está vocacionado para proporcionar as melhores condições de ensino-aprendizagem das diversas modalidades gímnicas (ginástica artística, rítmica, acrobática, entre outras).

Simultaneamente, segundo a UTAD, poderá impulsionar a investigação científica nas áreas da biomecânica, fisiologia do exercício e reabilitação.

Com um investimento de 934 mil euros, o novo espaço está dotado de equipamentos modernos (como plataformas de força, sensores de movimento e sistemas de monitorização biomecânica), tecnologia aplicada ao treino (com câmaras de captação de movimento 3D e softwares de análise de performance), bem como equipamentos específicos para prevenção e recuperação de lesões.

Construído ao abrigo do projeto “UTAD – Skills for Life Programa Impulso Jovem”, o edifício incorpora iluminação LED e painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo e está preparado para ser um espaço inclusivo, garantindo a acessibilidade para pessoas com deficiência.

Estas duas novas valências da UTAD foram financiadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

+ notícias: Norte

Associação Académica de Coimbra propõe pagar dívida com barris de cerveja

A Associação Académica de Coimbra (AAC) propôs-se a adiantar o pagamento de dívidas a secções e núcleos de estudantes com barris de cerveja, o que motivou uma nota de repúdio da Secção de Jornalismo que tem a receber 3.500 euros.

"Tenho de fazer uma volta de 12 km para ir ter ao mesmo síito". EN 222 está cortada há mais de um mês em Resende e não há previsão de reabertura

A Estrada Nacional 222 continua cortada ao trânsito em Resende na sequência do abatimento do piso devido ao mau tempo.

 

Autarca de Resende acredita que é desta que avança ligação de Baião à Ponte da Ermida prometida há mais de 20 anos

O Presidente da Câmara de Resende acredita que será com este Governo que será feita a ligação de Baião à Ponte da Ermida, que aproximaria o concelho da A4 e poderia melhorar muito as acessibilidades na região.