UTAD impulsiona investigação no setor automóvel e formação na saúde e desporto

UTAD impulsiona investigação no setor automóvel e formação na saúde e desporto
Foto: UTAD
| Norte
Porto Canal / Agências

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro aplicou 1,4 milhões de euros num Centro de Inovação para a Indústria, com destaque para o setor automóvel, e num edifício para apoiar formação na saúde e desporto.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), localizada em Vila Real, anunciou, em comunicado, que as novas valências vão ser inauguradas na segunda-feira e vão permitir “uma modernização das condições de ensino e de investigação”.

O Centro de Inovação para a Indústria, explicou, vai disponibilizar novos laboratórios de cibersegurança, de sensores inteligentes e de inteligência artificial.

A academia transmontana referiu que o centro resulta de uma parceria entre a academia transmontana e a empresa Continental Advanced Antenna e que os novos laboratórios vão impulsionar a investigação e a transferência de conhecimento, nomeadamente para a área da indústria automóvel.

A Continental Advanced Antenna Portugal, que produz componentes para automóveis, é uma “das maiores empregadoras privadas” no distrito de Vila Real.

A obra foi executada no âmbito da agenda mobilizadora para o Desenvolvimento de Produtos e Sistemas Inteligentes de Mobilidade Verde e representa um investimento de 483 mil euros.

Na segunda-feira vai ser também inaugurado o novo edifício de apoio à formação multidisciplinar nas áreas da saúde e do desporto, que está vocacionado para proporcionar as melhores condições de ensino-aprendizagem das diversas modalidades gímnicas (ginástica artística, rítmica, acrobática, entre outras).

Simultaneamente, segundo a UTAD, poderá impulsionar a investigação científica nas áreas da biomecânica, fisiologia do exercício e reabilitação.

Com um investimento de 934 mil euros, o novo espaço está dotado de equipamentos modernos (como plataformas de força, sensores de movimento e sistemas de monitorização biomecânica), tecnologia aplicada ao treino (com câmaras de captação de movimento 3D e softwares de análise de performance), bem como equipamentos específicos para prevenção e recuperação de lesões.

Construído ao abrigo do projeto “UTAD – Skills for Life Programa Impulso Jovem”, o edifício incorpora iluminação LED e painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo e está preparado para ser um espaço inclusivo, garantindo a acessibilidade para pessoas com deficiência.

Estas duas novas valências da UTAD foram financiadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

+ notícias: Norte

Homem constituído arguido por violação de regras urbanísticas em Vila Verde

Um homem foi constituído arguido por construir ilegalmente num terreno “especialmente protegido”, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, indicou esta quinta a GNR, que apreendeu munições, aguardente, 225 quilogramas de queijo e 221 quilogramas de enchidos.

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.

CIM Douro aprova 9,6 milhões de euros em apoios do Norte 2030 para as empresas do território

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) aprovou 115 candidaturas no âmbito do programa Norte 2030, que se traduzem num incentivo global de 9,6 milhões de euros (ME) destinados às empresas do território.