Bombeiros de Santo Tirso criam posto avançado na Junta de Freguesia de Agrela

Bombeiros de Santo Tirso criam posto avançado na Junta de Freguesia de Agrela
Foto: BV Santo Tirso
| Norte
Porto Canal / Agências

Os Bombeiros de Santo Tirso vão dispor a partir de segunda-feira de um posto avançado na freguesia de Agrela, assim servindo uma população de cerca de 10 mil pessoas bastante envelhecida.

A nova valência ficará instalada na Junta de Freguesia de Agrela e, numa primeira fase, vai ter uma ambulância de emergência pré-hospitalar com dois operacionais de prontidão 12 horas por dia, assinala o comunicado dos bombeiros.

A estrutura irá servir as freguesias de Agrela, Água Longa, Reguenga, União de Freguesias de Lamelas e Guimarei e a União de Freguesias de Carreira e Refojos, detalha a nota de imprensa.

Citado pelo comunicado, o presidente dos bombeiros, Fernando Vale, explicou que a área abrangida “tem uma densidade populacional considerável, com cerca de 10 mil habitantes” e que embora o “socorro, eficaz e rápido (…), nunca tenha estado em causa”, a nova estrutura justifica-se, “porque muitos dos habitantes da zona têm mostrado preocupação com a distância entre o quartel e a freguesia”.

Assinalando que “o bem-estar da comunidade é uma preocupação constante para os Bombeiros Vermelhos”, Fernando Vale salientou que o posto avançado “é um exemplo do empenho em cumprir o compromisso assumido de estar onde é preciso, sempre”.

“Estamos a crescer, de uma forma sustentada e equilibrada. Conseguimos dar mais este passo, que tem, como é óbvio, custos para a associação graças a uma gestão responsável dos nossos recursos, que não são infindáveis. Este é também um bom exemplo do que uma boa colaboração com o poder local pode conseguir”, referiu ainda Fernando Vale.

Também citada pela nota de imprensa, a presidente da Junta de Freguesia de Agrela, Patrícia Pereira, classificou a nova valência como “uma mais-valia”.

“Saber que temos aqui, mais próximo, um serviço de primeiro socorro é uma tranquilidade. Este é um território com uma população bastante envelhecida, mais propensa, por isso, a precisar de ajuda e sabemos que a existência aqui deste novo posto vai descansar e tranquilizar a nossa população”, apontou a autarca.

+ notícias: Norte

Munícipes de Viana do Castelo contra superfície comercial em zona residencial

Cerca de 300 moradores no lugar da Cova, freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, manifestaram-se esta sexta-feira contra a construção de uma superfície comercial, por considerarem que, no Plano Diretor Municipal (PDM), a zona está destinada a residências.

Ex-diretor da Câmara de Espinho nega pressões para favorecer privados

O antigo diretor da Câmara de Espinho Pedro Castro e Silva, arguido no processo Vórtex, negou esta sexta-feira ter sido pressionado para atuar em benefício de interesses particulares, nomeadamente nos processos urbanísticos da construtora Pessegueiro.

Ponte de Lima apresentou planos para defender e aproveitar potencial da floresta

Defender a floresta de Ponte de Lima, que ocupa 60% do território do concelho, e aproveitar, economicamente, o potencial daquela mancha verde são os objetivos dos planos apresentados na Feira do Ambiente e Ambientes.