Câmara de Aveiro investe 4,4 milhões de eurps na requalificação do Museu Santa Joana

Câmara de Aveiro investe 4,4 milhões de eurps na requalificação do Museu Santa Joana
Foto: CM Aveiro
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Aveiro aprovou a abertura de um concurso público para a requalificação do Museu de Aveiro/Santa Joana, num investimento de 4,4 milhões de euros.

Segundo uma nota camarária, o concurso com o valor base de 4.458.787,93 euros e um prazo de execução de 540 dias, surge no quadro da boa gestão do Museu de Aveiro/Santa Joana, que a autarquia assumiu através de transferência de competências em 2015 e de forma definitiva a partir de 2022.

“Após os devidos estudos técnicos e elaboração de projeto, ficou patente a premência desta intervenção, já que o plano inicial de obras levado a cabo entre 2006 e 2008, por parte da Direção Regional de Cultura do Centro, só concluiu a primeira fase”, refere a mesma nota.

A autarquia detalha ainda que a empreitada vai incidir na qualificação da Zona Histórica, da Igreja e do Antigo Claustro, incidindo muito em especial na correção de múltiplas patologias já identificadas desde a última intervenção, há 16 anos, nomeadamente de entrada de água/humidade pelas coberturas e paredes, melhorando de forma muito relevante as condições de eficiência energética do edifício.

“A intervenção assenta no princípio de intrusão mínima, mas necessária, por forma a que não seja posta em causa a integridade do património edificado e criando condições de base para posteriores intervenções, nomeadamente de restauro da talha dourada da Igreja de Jesus”, conclui a nota.

+ notícias: Norte

Munícipes de Viana do Castelo contra superfície comercial em zona residencial

Cerca de 300 moradores no lugar da Cova, freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, manifestaram-se esta sexta-feira contra a construção de uma superfície comercial, por considerarem que, no Plano Diretor Municipal (PDM), a zona está destinada a residências.

Ex-diretor da Câmara de Espinho nega pressões para favorecer privados

O antigo diretor da Câmara de Espinho Pedro Castro e Silva, arguido no processo Vórtex, negou esta sexta-feira ter sido pressionado para atuar em benefício de interesses particulares, nomeadamente nos processos urbanísticos da construtora Pessegueiro.

Ponte de Lima apresentou planos para defender e aproveitar potencial da floresta

Defender a floresta de Ponte de Lima, que ocupa 60% do território do concelho, e aproveitar, economicamente, o potencial daquela mancha verde são os objetivos dos planos apresentados na Feira do Ambiente e Ambientes.