Porto de Aveiro adjudica por 4,5 milhões de euros a requalificação da marginal do cais dique

Porto de Aveiro adjudica por 4,5 milhões de euros a requalificação da marginal do cais dique
Porto de Aveiro
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Administração do Porto de Aveiro adjudicou, por 4,5 milhões de euros, a empreitada de requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo (cais dique), informou esta quinta-feira aquela entidade portuária.

“A empreitada de requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo pretende valorizar aquela infraestrutura portuária e aumentar a resiliência da infraestrutura às alterações climáticas”, justifica a administração portuária.

Refira-se que a Avenida Marginal ao cais dique, conhecido por porto bacalhoeiro, tem sido anualmente inundada em períodos de marés vivas. A empreitada representa um investimento de cerca de 4,5 milhões de euros, com um prazo de 365 dias, após a consignação.

Entre as obras a realizar, é destacada a construção de um muro de betão armado junto à margem, “eliminando a necessidade de alteamento do pavimento e permitindo manter as acessibilidades de todas as unidades empresariais existentes”.

A intervenção abrange, ainda, a requalificação do pavimento, criação de uma ciclovia partilhada, reorganização e criação de passeios e zonas de estacionamento.

Está também compreendida na empreitada a colocação de novos cabeços de amarração, o reforço da retenção marginal, iluminação pública, e rede de combate a incêndios.

“Esta infraestrutura portuária desempenha um papel crucial no setor da pesca do largo, servindo 15 pontes-cais utilizadas por empresas ligadas à pesca, processamento, congelamento e distribuição de pescado.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.