Sérgio Ferreira: “Temos de mostrar entusiasmo, ousadia e coragem”

Porto Canal
Após um empate na jornada inaugural do Apuramento de Campeão, o FC Porto recebe este sábado (11h00, Porto Canal) o SC Braga em Pedroso. Após uma semana de preparação “muito exigente, como sempre”, e perante “uma boa equipa em termos mais individuais e também coletivos, muito veloz no último terço” e que também empatou na ronda 1, o treinador Sérgio Ferreira espera um grupo de jovens Dragões com “entusiasmo, ousadia e coragem” em campo capazes de “ter bola” e de “desmontar a estratégia do adversário”.
Às suas ordens, poderá estar o capitão Bernardo Lima, membro integrante de um “balneário unido” repleto de jogadores “confiantes, motivados e juntos para os desafios que se avizinham”. “A viver uma boa fase e feliz com a confiança que o clube está a depositar” na sua carreira, o jovem de 16 anos sente-se “preparado para fazer um bom jogo e sair com a vitória”.
Sérgio Ferreira
Concentração máxima no Olival
“Nesta fase, qualquer preparação é muito exigente, mas nós sempre nos preparámos de uma forma exigente para estarmos prontos para todo o tipo de desafios. Este jogo, logicamente, não foge à regra. Não é mais nem menos desafiante, é muito exigente na mesma, numa lógica sempre de preparar os nossos jogadores com o máximo de jogo e de soluções possíveis dentro de uma lógica coletiva em que cada um deles consegue ter essa capacidade para dar resposta àquilo que acontece no jogo.”
O adversário
“É uma boa equipa em termos mais individuais e também coletivos, muito veloz no último terço. O nosso papel passa por perceber o que fazer, como travar essa velocidade, tanto no último terço como a antecipar que a bola chegue a essa zona. A partir daí, é trazer o jogo para o nosso lado, sabendo que é muito importante termos a bola e percebermos como desmontar a estratégia do adversário em função da forma como defende. Não devemos encarar este jogo de uma forma demasiado séria, é importante termos alegria, entusiasmo, ousadia e coragem para enfrentar esta equipa.”
A receita para o sucesso
“É muito importante procurar ter bola para atacar e procurar ter bola para defender também. Quando estivermos sem bola, temos de ser uma equipa muito competente, muito unida, muito solidária a fechar os espaços prioritários para que a equipa adversária não chegue aos seus alvos e nos crie dano.”
Bernardo Lima
A união faz a força
“O balneário está unido, estamos todos muito confiantes para o jogo que aí vem. Isso é o mais importante, estarmos motivados e juntos para os desafios que se avizinham.”
Em alta rotação
“Sinto-me preparado, a viver uma boa fase e feliz com a confiança que o clube está a depositar em mim. Estou preparado para, se jogar, fazer um bom jogo e sair com a vitória.”