FC Porto (Basquetebol): Faltou mais um ponto para ser perfeito. Crónica de jogo

FC Porto (Basquetebol): Faltou mais um ponto para ser perfeito. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto venceu nesta quarta-feira o Tofas Bursa (90-82), na Turquia, em jogo da 5.ª e penúltima jornada do Grupo K da FIBA Europe Cup, mas precisava de ter ganho por nove pontos de diferença para ter vantagem no confronto direto com os turcos. Ainda assim, as duas vagas deste grupo nos quartos de final só ficarão definidas na derradeira ronda.

Mesmo privado de Max Landis, a contas com uma virose, sem esquecer o lesionado Phil Fayne e Miguel Queiroz, que esteve em dúvida até à hora do jogo, os azuis e brancos deram muito boa conta de si e terminaram o primeiro período na frente (25-20), mas a vantagem foi anulada pelos turcos no caminho para o intervalo (49-45). Por esta altura, Devyn Marble (11) e Wes Washpun eram os Dragões a pontuar nos dois dígitos.

O descanso não retirou fulgor ao FC Porto e a verdade é que, a cinco minutos do fim do encontro, a vantagem dos azuis e brancos eram de 20 pontos (80-60). Depois de meio período sem marcar, o Tofas Bursa reagiu e foi diminuindo a diferença, que mesmo assim poderia ter sido na casa das dezenas, pois o último ataque pertenceu ao coletivo comandado por Fernando Sá. Wes Washpun (25 pontos), Devyn Marble (21 pontos) e Toney Douglas (16 pontos) foram os Dragões em maior destaque.

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo domingo, às 19h00 (RTP2), no Pavilhão Unidade Vimaranense, em Guimarães, frente ao Vitória SC, em jogo da 14.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

FICHA DE JOGO

TOFAS BURSA-FC PORTO, 82-90
FIBA Europe Cup, Grupo K, 5.ª jornada
29 de janeiro de 2025
Tofas Spor Salonu, em Bursa (Turquia)

Árbitros: Aleksandar Glisic (Sérvia), Sergii Zashchuk (Ucrânia) e Kirile Tvauri (Geórgia)

TOFAS BURSA: Marcquise Reed (17), Alex Pérez (15), Yigitcan Saybir (10), Tolga Gecim (3) e Anzejs Pasecniks (4)
Suplentes: Ozgur Cengiz, Uros Trifunovic (7), Demircan Demir, Berk Demir, Matthieu Gauzin (6), JJ O´Brien (2) e Kristeon Bankston (18)
Treinador: Ohrun Ene

FC PORTO: Toney Douglas (16), Wes Washpun (25), Devyn Marble (21), Xeyrius Williams e Gonçalo Delgado (6)
Suplentes: Hugo Ferreira, João Guerreiro, Miguel Queiroz (4), Tanner Omlid (9) e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 49-45
Parciais: 20-25; 29-20; 11-25; 22-20

+ notícias: Desporto

Fachada da Câmara do Porto ilumina-se com as cores do FC Porto

A fachada da Câmara Municipal do Porto encontra-se na noite deste domingo iluminada com as cores do FC Porto: azul e branco. O cenário volta a repetir-se na noite desta segunda-feira.

André Villas-Boas: “Perdemos o nosso maior líder”

O presidente do FC Porto lamentou a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, “o homem que transformou o FC Porto desde 1982 e que orientou o portismo de muita gente” num “dia de profunda tristeza e dor” pelo desaparecimento do “maior líder e da maior referência”. Em declarações aos jornalistas após o triunfo frente ao Farense, André Villas-Boas revelou que “o FC Porto disponibilizou o seu estádio” para que “os sócios se possam despedir do Presidente, mas também para que o Presidente passe um momento único num Estádio que construiu” ao som do hino do clube.

FC Porto: O último adeus ao Presidente

Uma inspiração eterna, um legado imortal. Milhares de dias de dedicação ao Futebol Clube do Porto. Uma vida dedicada a fazer do FC Porto o melhor Clube do mundo.