Rajada de 90 kms/hora atira ‘kitesurfer’ contra molhe da Cantareira no Douro

Rajada de 90 kms/hora atira ‘kitesurfer’ contra molhe da Cantareira no Douro
| Norte
Porto Canal/ Agências

Um jovem de 16 anos que praticava kitesurf na praia do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, foi esta quarta-feira surpreendido por uma rajada de vento superior a 90 kms/hora que o fez embater no molhe da Cantareira, no Porto.

A revelação foi feita à Lusa pelo comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia, que explicou que o acidente ocorreu pelas 14h52, sendo que a vítima estava a praticar a modalidade com um amigo da mesma idade.

“Ele foi vítima de um fenómeno de vento acima dos 90 kms/hora que o arrastou até ao outro lado do rio Douro, na foz, embatendo contra o molhe da Cantareira”, descreveu o responsável da capitania, indicando, que apesar da violência do acidente o jovem “sofreu apenas ferimentos ligeiros e não necessitou de assistência hospitalar”.

O jovem acabou por ser resgatado por uma equipa da estação salva-vidas do Douro e, posteriormente, foi entregue à mãe do amigo, que se deslocou para o local para o receber, disse Rui Lampreia.

O segundo ‘kitesurfer’, afirmou o comandante, “saiu do rio pelos próprios meios, no lado de Vila Nova de Gaia, e não voltou a ser visto”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de sete para 10 os distritos sob aviso vermelho, o mais grave, devido à agitação marítima forte esta quarta e quinta-feira.

O IPMA emitiu também avisos laranja e amarelo para vários distritos do continente por causa da chuva, vento forte e queda de neve.

Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho a partir das 18h00 desta quarta-feira até às 06h00 de quinta-feira, passando depois a laranja até às 15h00 de quinta-feira por causa da ondulação.

O IPMA prevê ondas de noroeste com sete a oito metros, podendo atingir 15 metros de altura máxima.

+ notícias: Norte

Paulo Malafaia garante que nunca fez "coisas do arco-da-velha” em Gaia

O empresário imobiliário Paulo Malafaia, arguido no processo Babel, garantiu esta segunda-feira que nunca fez “coisas do arco-da-velha” ou fora das normas em Vila Nova de Gaia, ao contrário do que dizia a outros promotores.

Dez distritos sob aviso amarelo por causa da agitação marítima

Dez distritos do continente vão estar na terça e na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Empresário Paulo Malafaia garante que nunca corrompeu ex-vice-presidente de Gaia

O empresário Paulo Malafaia, arguido no processo Babel, afirmou esta segunda-feira que nunca corrompeu, nem recebeu contrapartidas da Câmara de Vila Nova de Gaia, nomeadamente do ex-vice-presidente, Patrocínio Azevedo, igualmente arguido.