Oito mil estacionamentos irregulares em paragens de autocarro em Braga em 3 meses

Oito mil estacionamentos irregulares em paragens de autocarro em Braga em 3 meses
CM de Braga
| Norte
Porto Canal/Agências

Uma tecnologia instalada em dois autocarros dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) registou quase oito mil infrações de estacionamento em paragens de autocarro naquela cidade em apenas três meses, revelou esta qaurta-feira o município.

Em comunicado, o município refere que os resultados evidenciaram que só nas paragens da Rua Nova de Santa Cruz e da Rua dos Lusíadas foram registadas 2.186 infrações.

Em causa está um projeto que foi financiado pelo Desafio de IA do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um prémio conquistado pela Hayden AI e pela Câmara Municipal de Braga em janeiro de 2024.

Foi instalado em dois autocarros dos TUB um sistema automatizado de fiscalização da Hayden AI, uma tecnologia que utiliza visão computacional e processamento de ponta para detetar infrações que obstruem a circulação dos transportes públicos.

Segundo o município, a tecnologia já foi implementada “com sucesso” em cidades como Nova Iorque, Los Angeles e Washington, nos Estados Unidos da América, contribuindo para redes de autocarros mais eficientes, seguras e acessíveis”.

Citado no comunicado, o diretor de Crescimento da Hayden AI, Charles Territo, refere que “as paragens de autocarro obstruídas criam riscos para os utentes de transportes públicos em todo o mundo”.

“Tem sido um privilégio ajudar os TUB e a cidade de Braga a determinar onde estas violações de estacionamento estão a ocorrer, e com que frequência, através deste prémio EIT”, acrescentou.

O projeto em Braga foi concluído a 16 de dezembro de 2024.

+ notícias: Norte

FC Porto (Feminino): Goleada na Taça AF Porto. Crónica de jogo

A equipa de futebol feminino do FC Porto venceu o Castêlo da Maia, em duelo referente à terceira jornada da fase de grupos da Taça AF Porto, e prolongou o registo de invencibilidade na competição. O hat-trick de Verónica Khudyakova (48m, 73m e 86m), o bis de Susana Rocha (11m e 38m) e os remates certeiros de Beatriz Amorim (28m), Cristina Ferreira (40m) e Carolina Brito (81m) selaram o triunfo portista por 8-1.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.