ULS Barcelos/Esposende com cobertura de 99% de médicos de família

ULS Barcelos/Esposende com cobertura de 99% de médicos de família
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende (ULSBE) terminou o ano de 2024 com uma taxa de 99% em termos de cobertura de médicos de família, abrangendo 159.803 utentes, foi esta terça-feira anunciado.

Em comunicado de balanço da sua atividade em 2024, a ULSBE destaca também, a nível de cuidados de saúde hospitalares, a realização de 116.308 consultas médicas e não médicas, o que se traduz num aumento de 8 por cento em relação ao ano anterior.

As intervenções cirúrgicas aumentaram 2% e a hospitalização domiciliária cresceu em 9%, com 211 utentes acompanhados.

No Serviço de Urgência, registou-se uma diminuição de 1%, com menos 325 atendimentos face a 2023.

As sessões de hospital de dia baixaram 14%, “fruto da integração de cuidados entre os serviços hospitalares e os cuidados primários, garantindo maior proximidade e conforto aos utentes”.

Nos cuidados de saúde primários, as consultas e domicílios médicos aumentaram 29%, enquanto as consultas e domicílios de enfermagem aumentaram 47%.

As consultas de outros profissionais de saúde, como psicologia e nutrição, registaram um crescimento de 46%.

“Estes resultados refletem o empenho da ULS de Barcelos/Esposende em reforçar a integração e a reorganização dos cuidados de saúde, promovendo soluções mais próximas, eficientes e centradas no bem-estar da população”, refere o comunicado.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.