Má visibilidade impede uso de meios aéreos na busca de corpo na Póvoa de Varzim

Má visibilidade impede uso de meios aéreos na busca de corpo na Póvoa de Varzim
Foto: Autoridade Marítima Nacional
| Norte
Porto Canal/ Agências

A visibilidade "bastante reduzida” está a impedir a participação de meios aéreos nas buscas para encontrar o corpo do homem avistado no domingo a flutuar na praia da Salgueira, na Póvoa de Varzim, no distrito no Porto.

Em declarações aos jornalistas, no local das buscas, a capitão do Porto da Póvoa de Varzim, Mónica Martins, explicou que as buscas recomeçaram esta manhã, pelas 08:30, e que tiveram “a colaboração do helicóptero da Força Aérea Portuguesa”, mas que essa colaboração foi, “infelizmente, só durante 10 minutos, porque as condições de visibilidade reduziram bastante”.

“Conto com o helicóptero para mais tarde, estamos a avaliar as condições meteorológicas”, apontou aquela responsável.

A capitão do Porto da Póvoa de Varzim adiantou ainda que “a área de buscas foi alargada para o município de Vila do Conde” e que, atualmente, “vai desde a praia do Fragosinho até à foz do rio Ave”.

Questionada sobre como é delimitada a área de busca, Mónica Martins explicou que “o cálculo da área de busca é feito através dos cálculos de deriva feitos pelo Instituto Hidrográfico”.

“Desde de ontem [domingo] que tudo aponta para que [o corpo] venha dar à costa, porque quer o vento, quer a agitação marítima, estão a empurrar para terra”, disse.

A capitão salientou ainda que as buscas por mar também estão dificultadas por causa do mau tempo: “Estamos em aviso laranja por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para a agitação marítima e a partir das 12:00 em aviso vermelho”, referiu.

Sobre uma possível identificação do corpo, Mónica Martins adiantou que, no domingo, foi dado como desaparecido um homem de 62 anos: “A polícia Marítima encontra-se a diligenciar com os familiares dessa pessoa para ver se conseguimos algum tipo de relacionamento”.

No terreno, a participar na operação de busca em curso, estão os bombeiros da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a proteção civil, a Polícia Marítima, a PSP e a Associação de Nadadores-Salvadores "Os Golfinhos".

Todos os distritos do continente estão hoje e terça-feira sob avisos por causa da chuva e vento forte, oito dos quais a vermelho por causa da agitação marítima, devido aos efeitos da depressão Hermínia, segundo o IPMA.

Os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho, o mais grave, a partir das 12:00 e até às 09:00 de terça-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a oito metros de altura, podendo atingir 14 metros.

Devido ao estado do mar, as barras marítimas de Aveiro, Caminha, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Vila do Conde, Póvoa do Varzim e portinho da Ericeira e Horta (Açores) estão fechadas à navegação, segundo a Autoridade Marítima Nacional e Marinha Portuguesa.

+ notícias: Norte

Depressão Ivo traz chuva e vento forte ao Norte e Centro já a partir de quarta-feira

A depressão Ivo deve atingir Portugal continental a partir da madrugada de quarta-feira, causando precipitação forte no Norte e Centro e rajadas de vento entre os 80 a 100 quilómetros por hora (km/h) no litoral oeste e terras altas.

Melgaço acordou com um manto branco após nevar na região

Os habitantes de Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, acordaram esta terça-feira com a surpresa de uma leve camada de neve a cobrir a região. Embora em pequena quantidade, a neve trouxe um cenário branco à localidade, como não era visto há anos.

Deputados do PS do Porto defendem recondução da administração da ULS Gaia/Espinho

Os deputados do PS do distrito do Porto defenderam esta terça-feira a recondução da administração liderada por Rui Guimarães no Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE), afirmando que demonstrou "competência e resultados".