ULS de Braga abre novo Serviço de Atendimento Complementar em Amares

ULS de Braga abre novo Serviço de Atendimento Complementar em Amares
| Norte
Porto Canal/Agências

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS Braga) abriu, em Amares, um novo Serviço de Atendimento Complementar (SAC) que estará aberto ao fim de semana e feriados para acudir a situações de doença aguda.

O horário de funcionamento da nova estrutura é das 09h00 às 13h00 e o novo SAC está instalado no centro de saúde de Amares, refere a ULS Braga, em comunicado enviado à Lusa.

A nova oferta de cuidados de saúde é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Amares e a ULS Braga e o objetivo é “garantir uma resposta mais célere e próxima às necessidades da população de Amares, nomeadamente em situações de doença aguda que surjam fora do horário normal de funcionamento das unidades de saúde locais”.

O SAC de Amares funcionará aos sábados, domingos e feriados e contará com uma equipa dedicada composta por um médico e um enfermeiro.

Os cuidados prestados englobam tratamentos de enfermagem que exijam cuidados inadiáveis, por referência de um profissional de saúde.

O atendimento no SAC será feito por referenciação direta da Linha SNS24.

“A porta de entrada no SNS continua a ser a Linha SNS24, ou o 112 para casos urgentes, pelo que os utentes devem ligar antes de se deslocarem ao SAC de Amares e a qualquer outro serviço da ULS Braga, para garantir uma resposta adequada, sem prejuízo para si”, reforçou o diretor clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Braga, Rui Macedo, citado no comunicado.

“O SAC de Amares representa um passo importante na melhoria da qualidade e acessibilidade aos cuidados de saúde prestados à população”, concluiu o presidente da ULS Braga, Domingos Sousa.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.