Apreendidos mais de 158 mil cigarros e tabaco triturado no valor de 79 mil euros em Gaia

Apreendidos mais de 158 mil cigarros e tabaco triturado no valor de 79 mil euros em Gaia
| Norte
Porto Canal/ Agências

A GNR apreendeu nos concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia e Gondomar mais de 158 mil cigarros e 143 quilos de folha de tabaco triturado, num valor que ronda os 79.000 euros, anunciou esta sexta-feira a corporação.

Em comunicado, a GNR explica que na operação GARAGEM II, que decorreu na quarta-feira, foram igualmente apreendidos 2.375 euros em numerário.

No total, foram executadas 10 buscas, três domiciliárias, quatro em veículos, uma num estabelecimento comercial, outra numa empresa e uma numa garagem.

Foram constituídos arguidos dois homens, numa operação que se seguiu a uma investigação que decorria há cerca de ano e meio sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto.

O valor do tabaco apreendido ascende aos 79.000 euros e a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de imposto sobre o tabaco (IT), superior a 50.000 euros.

Esta investigação já resultou na apreensão de mais de 794 mil cigarros e 143 quilos de folha de tabaco triturado, com um valor total de 244.000 euros. Cerca de 190 mil euros não foram tributados.

A operação, da responsabilidade da Unidade de Ação Fiscal (UAF), através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) do Porto, contou com o reforço do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Comando Territorial do Porto.

+ notícias: Norte

Presidente da Maia diz que é "absurdo" usar terrenos da Petrogal para a expansão do Aeroporto do Porto

O presidente da Câmara da Maia diz que os terrenos da Petrogal não são uma boa ideia para a expansão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. António Silva Tiago lembra que os terrenos da refinaria já têm outros projetos previstos.

Chega expulsa candidato autárquico suspeito de abuso sexual de crianças e pornografia

O Chega expulsou o militante e ex-candidato a uma junta de freguesia no concelho de Fafe nas últimas eleições autárquicas depois de este ter sido detido pela alegada prática de crimes de pornografia de menores e de abuso sexual de crianças agravado.

Defesa de Laplaine Guimarães diz que o cliente não ficou com dinheiro de contratos

A defesa de Alberto Laplaine Guimarães, um dos quatro detidos na operação “Lúmen”, que investiga alegados crimes económicos em contratos para a instalação de luzes de Natal, disse que o seu constituinte não ficou com dinheiro ilícito.