Apreendidos mais de 158 mil cigarros e tabaco triturado no valor de 79 mil euros em Gaia

Apreendidos mais de 158 mil cigarros e tabaco triturado no valor de 79 mil euros em Gaia
| Norte
Porto Canal/ Agências

A GNR apreendeu nos concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia e Gondomar mais de 158 mil cigarros e 143 quilos de folha de tabaco triturado, num valor que ronda os 79.000 euros, anunciou esta sexta-feira a corporação.

Em comunicado, a GNR explica que na operação GARAGEM II, que decorreu na quarta-feira, foram igualmente apreendidos 2.375 euros em numerário.

No total, foram executadas 10 buscas, três domiciliárias, quatro em veículos, uma num estabelecimento comercial, outra numa empresa e uma numa garagem.

Foram constituídos arguidos dois homens, numa operação que se seguiu a uma investigação que decorria há cerca de ano e meio sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto.

O valor do tabaco apreendido ascende aos 79.000 euros e a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de imposto sobre o tabaco (IT), superior a 50.000 euros.

Esta investigação já resultou na apreensão de mais de 794 mil cigarros e 143 quilos de folha de tabaco triturado, com um valor total de 244.000 euros. Cerca de 190 mil euros não foram tributados.

A operação, da responsabilidade da Unidade de Ação Fiscal (UAF), através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) do Porto, contou com o reforço do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Comando Territorial do Porto.

+ notícias: Norte

Remoção de ninho de cegonhas em São João da Madeira denunciada ao Ministério Público

A remoção de um ninho de cegonhas-brancas de São João da Madeira para construção de um supermercado foi denunciada ao Ministério Público devido a alegadas irregularidades na licença do ICNF para a operação, revelou a autora da queixa.

Câmara de Aveiro congratula-se com fim de servidão na Linha do Norte

O presidente da Câmara de Aveiro congratulou-se esta quinta-feira com o fim da faixa de servidão paralela à Linha do Norte existente no concelho, culminando uma luta de sete anos para acabar com aquilo que considerou ser um absurdo.

Inaugurada no Hospital de Oliveira de Azeméis unidade especial para doentes geriátricos

A Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV) inaugura esta sexta-feira no Hospital São Miguel, em Oliveira de Azeméis uma unidade geriátrica aguda e de orto-geriatria, para internamento e tratamento especializados nas doenças associadas ao envelhecimento.