Fernando Sá: “Um clássico tem sempre características diferentes e queremos muito vencer”
Porto Canal
O final de uma rara semana limpa de trabalho culmina com uma receção ao Sporting (sábado, 15h00, Porto Canal), no Dragão Arena, relativa à 13.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Na projeção de um duelo em que “tudo pode acontecer”, Fernando Sá quer que o coletivo portista se mantenha fiel ao que tem “vindo a fazer”, nomeadamente “estarmos coesos, unidos, resilientes, com grande espírito de ajuda nas rotações e nos ressaltos e com espírito de sacrifício”. Quanto à presença dos adeptos, é essencial: “O meu desejo é ver o Dragão Arena completamente cheio”, apelou o treinador. O FC Porto é 2.º classificado, com 21 pontos, menos três do que o líder Benfica, mas tem menos um encontro disputado, enquanto o Sporting segue na 3.ª posição, com 20.
Um jogo sempre especial
“Um clássico é sempre um jogo com características diferentes, em que tudo pode acontecer, por isso temos que estar bastante concentrados para tentarmos parar as transições do Sporting, um aspeto em que eles são bastante fortes. Também temos de ter atenção ao ressalto e manter aquilo que temos vindo a fazer, estarmos coesos, unidos, resilientes, com grande espírito de ajuda nas rotações e nos ressaltos e com espírito de sacrifício. Essas têm sido as chaves até aqui e vai ser mais um jogo com essas características.”
A vitória em Lisboa (87-83) na primeira volta
“Vai ser um jogo bastante diferente. Esse jogo já tem uns meses e o Sporting evoluiu enquanto equipa, em termos estratégicos e táticos, o que nos obriga a estar mais concentrados também. É um jogo muito importante, tanto para eles como para nós, como são todos, mas um clássico tem sempre características diferentes e queremos muito vencer.”
Seriedade e determinação
“Este grupo tem demonstrado ser capaz de fazer isso, que é encarar todas as competições com grande seriedade, independentemente do adversário. É isso que espero que continue a acontecer, pois tem sido uma mais-valia a forma séria e determinada com que os jogadores encaram todos os jogos, mesmo em momentos de maior cansaço.”
O apoio dos adeptos
“O meu desejo é ver o Dragão Arena completamente cheio. Espero que os adeptos tenham mesmo consciência da importância que têm nas equipas. No nosso caso, é o nosso sexto jogador. Eles têm sido fundamentais e em clássicos como este ainda mais. Os jogadores merecem e o clube também. Unidos somos muito mais fortes.”