FC Porto (Voleibol): Sonho europeu continua vivo. Crónica de jogo
Porto Canal
A perder 2-0 e 21-17 no terceiro set, a equipa de voleibol do FC Porto venceu em casa do Calcit Kamnik, na sexta jornada da Liga dos Campeões, e carimbou a passagem aos quartos de final da Taça CEV. Na fase de grupos da principal competição europeia, o FC Porto conquistou cinco pontos em seis jogos e terminou no terceiro posto do Grupo C.
Uma entrada possante obrigou o treinador esloveno a gastar o primeiro timeout logo ao terceiro ponto, mas a rápida reação do Calcit Kamnik repôs o equilíbrio no duelo (6-6). Com algumas dificuldades na finalização, as comandadas de Miguel Coelho desperdiçaram a vantagem e a equipa da casa adiantou-se no marcador (11-8), mas um rally numa fase crucial deixou tudo empatado a 11. De parada e resposta, o primeiro parcial só ficou decidido ao cabo de 58 pontos e caiu para as visitadas (30-28).
Na primeira metade do segundo set, equilíbrio voltou a ser palavra de ordem (13-13), mas as eslovenas conquistaram nove dos 12 pontos seguintes e alcançaram uma vantagem difícil de anular (22-15). A perder por sete, as tetracampeãs portuguesas não conseguiram contrariar os argumentos do Calcit Kamnik e adiaram a decisão do futuro europeu para o terceiro set.
As azuis e brancas não baixaram os braços no set decisivo, conseguiram recuperar de uma desvantagem de quatro na fase final (21-17) e garantiram a entrada no top-8 da Taça CEV, vencendo por 28-30.
Apesar de já ter alcançado o objetivo, o FC Porto nunca deitou a toalha ao chão, venceu o quarto set pela maior diferença até então (15-25) e consumou a reviravolta na negra (20-22).
Segue-se uma receção ao Castêlo da Maia, referente à 17.ª jornada do campeonato nacional (domingo, 11h30, Porto Canal).
FICHA DE JOGO
CALCIT KAMNIK-FC PORTO, 2-3
Liga dos Campeões, Grupo C, 6.ª jornada
22 de janeiro de 2025
Sportna Dvorana Tivoli, em Ljubljana (Eslovénia)
Árbitros: Stanislava Simic (Sérvia) e Jan Krticka (Chéquia)
CALCIT KAMNIK: Zala Spoljaric (líbero); Lara Rituper, Tina Topic, Mika Grbavica, Asja Sen, Sara Nadjic, Sara Hutinski, Naja Boisa, Atena Gojak, Masa Pucelj, Neja Cizman e Noemi Zvegla
Treinador: Bruno Najdic
FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Brianna Kadiku, Sara Rohr, Lila Durão, Kyla Swanson, Janaína Vieira, Victória Alves, Erika Mercado, Gabi Coelho, Bruna Correia, Shainah Joseph, Puck Hoogers e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho
Parciais: 30-28; 25-17; 28-30; 15-25; 20-22