José Tavares: “Vamos ter um FC Porto competitivo e forte”
Porto Canal
A sétima jornada da Liga Europa traz o Olympiacos ao Estádio do Dragão a partir das 17h45 desta quinta-feira (Sport TV5). Na véspera do encontro que marca a estreia no banco da casa, diante de um adversário que será “encarado olhos nos olhos com o objetivo claro de vencer”, José Tavares apela a um grupo de “homens de caráter e campeões que precisam da confiança que tem faltado para conseguirem a vitória”.
Ver esta publicação no Instagram
“Tranquilo e focado em ajudar os jogadores a conquistarem três pontos e a continuarem na Liga Europa”, o treinador interino dos Dragões encontrou “um grupo que tem plena consciência da realidade” e promete apresentar “o melhor onze” para que “a equipa seja o mais coletiva possível e o talento individual sobressaia”. “Seremos mais fortes se estivermos todos unidos”, reforçou José Tavares na sala de imprensa do Olival.
Caráter e talento
“Vamos estar focados em nós, no que conseguimos controlar, treinar, nas nossas potencialidades, no caráter e talento dos nossos jogadores. Contudo, preparámos o jogo muito bem, analisámos o Olympiacos muito bem, conhecemos os pontos forte deles, sabemos o momento que estão a viver e posso garantir que amanhã, no Estádio do Dragão, vamos ter um FC Porto competitivo e forte, porque temos cá homens de caráter, campeões, que precisam da confiança que tem faltado para amanhã conseguirem a vitória.”
Homem da casa
“Regressei ao FC Porto por convite do nosso presidente com o único objetivo de servir o clube. Fui convidado para ser diretor da formação e na segunda-feira incumbiram-me de uma nova missão: preparar o Olympiacos da melhor forma possível, treinar os jogadores e retirar o melhor deles para que o FC Porto vença esse jogo. Chego a treinador do FC Porto e sinto-me confortável, porque conheço muito bem o clube, os valores que transmitiram desde o primeiro dia continuam vivos hoje, como o rigor, o caráter, a ambição, a competência e a paixão que nos deve distinguir dos outros. Estou tranquilo e focado em ajudar os jogadores para podermos conquistar três pontos e continuar na Liga Europa.”
Pepê
“Todos os jogadores que estiveram no treino estão disponíveis para a convocatória, o Pepê incluído.”
Um só objetivo
“Encontrei um grupo que tem plena consciência da realidade. Sabem bem o que está a acontecer e assumem a responsabilidade pela parte deles. Posto isto, estão muito focados no trabalho, muito capazes de se unirem e de se focarem no Olympiacos. Falei com todos e encontrámos um caminho de foco no objetivo de continuar na Liga Europa e no objetivo de a ganhar, conforme definiu o nosso presidente. Não vou abrir muito o jogo, porque estaria a dar cartas ao treinador do Olympiacos, mas podem esperar um FC Porto muito competitivo, com ideias bem claras, com o melhor onze e capaz de encarar o Olympiacos olhos nos olhos com o objetivo claro de vencer.”
Caminho para o sucesso
“O segredo é o que os jogadores conseguem fazer dentro do campo. O treinador tentou mostrar-lhes uma ideia, um caminho, e percebeu que coletivamente temos de ser muito fortes. Claro que o lado estratégico vai ser importante, mas cada um tem que estar no seu melhor e contribuir da melhor forma para a equipa. Que a equipa seja o mais coletiva possível e que o talento individual sobressaia, que os jogadores apareçam mais confiantes, capazes, competitivos, solidários e coesos com um olho na baliza adversária e focados em ganhar o jogo. Quando tivermos que defender vamos defender como equipa, mais do que 11 jogadores, porque também temos os nossos adeptos a ajudar-nos. Todos juntos, neste momento em que é preciso compreenderem que seremos mais fortes se estivermos todos unidos.”
Passado, presente e futuro
“Os jogadores já perceberam que se há algum que não esteja no seu melhor, teremos de fazer algo mais e diferente para que voltem a estar. Se algo não estava a funcionar como equipa, e isso foi visível no passado, vamos assumir a responsabilidade de treinar e corrigir para apresentarmos a nossa melhor versão. O jogo do Olympiacos não tem a ver com o passado, o foco está na nossa identidade, no que vamos ser capazes de apresentar percebendo quais são os pontos fortes do adversário e que cada um apareça no seu melhor. Preparámo-nos muito bem em três dias e a equipa deu sinais de querer muito voltar às vitórias já contra o Olympiacos. Assumindo essa responsabilidade, vamos dar o passo em frente enquanto homens de caráter, corajosos e campeões preparados para ganhar ao Olympiacos.”