FC Porto B: Leonardo Vonić é o novo reforço
Porto Canal
A equipa B do FC Porto tem mais uma cara nova para o ataque. Depois de Trafim Melnichenka, também Leonardo Vonić rubricou um contrato válido até 2028 e vai reforçar o plantel às ordens de João Brandão. Irá vestir a camisola portista com o número 79.
Nascido em julho de 2003, o avançado de 1,85 metros com ascendência croata iniciou o percurso profissional em solo alemão, ao serviço do TS Ober-Roden, antes de se mudar para o FSV Frankfurt e de representar os escalões jovens do Nuremberga.
Em 2023/24, já depois de ter representado as seleções de sub-19 da Alemanha e de sub-20 da Croácia, transferiu-se para o Rot-Weiss Essen e contribuiu com nove golos e seis assistências para a boa campanha dos vermelhos e brancos no terceiro escalão germânico. Esta temporada, nas 17 jornadas em que foi chamado à ação, o ponta de lança ambidestro assinou cinco dos 23 remates certeiros do emblema do Ruhr na 3. Liga e ainda assistiu outro.
Acabado de chegar à Invicta, o internacional jovem germano-croata “capaz de jogar em todas as posições do ataque” mostrou-se “muito entusiasmado” por poder representar “um clube enorme e espetacular” e ansioso por “marcar golos e ajudar a equipa”. “Vestir esta camisola é um sonho para mim e nem sei bem o que dizer. É uma sensação muito boa”, confidenciou “um jogador que gosta do futebol mais tático” e menos físico.
Desejo antigo
“Estar aqui é uma sensação muito boa e tem sido tudo excelente até agora. O FC Porto contactou-me no Verão, falou com o meu irmão, que é o meu empresário, e a minha vontade era muito clara. Este é um clube enorme e espetacular, por isso quis logo vir para cá.”
Autorretrato
“Estou muito entusiasmado. Sou um avançado capaz de jogar em todas as posições do ataque. Prefiro ser o ponta de lança, mas também consigo jogar na esquerda, na direita e no meio, não me faz diferença.”
Metas definidas
“Os meus objetivos passam por marcar golos e ajudar a equipa. Jogar no Dragão, pela equipa principal do FC Porto, é o sonho de qualquer jogador de futebol e eu fiquei maluco quando entrei no estádio pela primeira vez. Vestir esta camisola é um sonho para mim e nem sei bem o que dizer. É uma sensação muito boa, mesmo.”
Corpo e mente
“O futebol alemão é muito físico e penso que aqui terei mais opções, porque sou um jogador que gosta de um futebol mais tático. Não sou alto nem possante, por isso o futebol português vai ser melhor para mim do que o alemão.”