Gaia lança plataforma MOB+ para informação em tempo real sobre mobilidade

Gaia lança plataforma MOB+ para informação em tempo real sobre mobilidade
| Norte
Porto Canal

A nova plataforma digital MOB+ está disponível a partir desta terça-feira e fornece informações em tempo real sobre transportes e trânsito em Gaia. A plataforma integra dados sobre autocarros, táxis, trotinetes, sistemas de partilha, mobilidade pedonal e ciclável, e estacionamento, incluindo zonas de carga e descarga e áreas para mobilidade condicionada, de acordo com informação da autarquia.

Através da MOB+, os utilizadores podem consultar, por exemplo, a disponibilidade de transportes públicos ou a situação do trânsito nas ruas de Gaia.

Segundo comunicado da Câmara de Gaia, este sistema faz parte do projeto "Cooperative Streets" (C-Streets), e oferece também informação atualizada sobre o funcionamento do teleférico e sobre os estabelecimentos que aderem ao sistema de carregamento de títulos de transporte, como o serviço Payshop. Em parceria com a Waze Mobile, a plataforma fornece ainda dados sobre o estado da circulação e possíveis interrupções no trânsito.

A MOB+ pode ser acedida através de uma versão web (mobilidade.cm-gaia.pt) ou por meio de uma aplicação móvel disponível para Android e iOS. Também está acessível através de QR Codes em todos os postes de paragem de transportes públicos.

Além disso, o Município de Gaia adquiriu 60 displays com tecnologia e-paper, que permitem divulgar informações aos utentes de transporte público. Estes displays, que funcionam de forma autónoma com energia solar, exibem dados em tempo real e estão localizados nas áreas de maior movimento da cidade.

A plataforma MOB+ está em constante desenvolvimento e promete novas funcionalidades para melhorar a mobilidade em Gaia, contribuindo para um sistema de transportes mais sustentável e eficiente.

+ notícias: Norte

Médico quer criar em Portugal associação dedicada a tumores do fígado

O médico moçambicano Hipólito Mussagy quer criar uma associação de doentes para ajudar quem sofre de carcinoma hepatocelular, “doença silenciosa considerada quase incurável” e que o próprio sofreu, encontrando-se em vigilância no Hospital São João, no Porto.

Jovem acusado de instigar massacres no Brasil começa a ser julgado na Feira

Um jovem acusado de ter instigado massacres em escolas no Brasil, incluindo um em que morreu uma adolescente, vai começar a ser julgado esta quinta-feira no Tribunal da Feira, no distrito de Aveiro.

Sindicato acusa ULS Entre Douro e Vouga de incumprimentos salariais

O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) acusou esta quinta-feira a ULS Entre Douro e Vouga de não pagar atempadamente aos médicos internos de formação geral, situação que a instituição atribui a um período “muito concentrado” de processamento de salários.