FC Porto: Rota do Dragão 2025 com mais história dentro e fora da cidade

FC Porto: Rota do Dragão 2025 com mais história dentro e fora da cidade
| Desporto
Porto Canal

A Rota do Dragão de 2025 já tem datas e circuitos confirmados e as propostas de abordagem à memória trazem mais novidades na descoberta e compreensão do passado. Março, maio e junho são meses em que o historiador Joel Cleto leva estes passeios culturais do Museu Futebol Clube do Porto a visitar marcas, espaços, factos e curiosidades sobre a vida do FC Porto, a cidade do Porto e muito mais...

‘Um Dragão Carnavalesco’, no dia 8 de março, abre a edição deste ano e vai atrás do curso e dos corsos de carnavais de outros tempos no Porto. Entre a Praça da Batalha e a Avenida dos Aliados, esta visita pedonal revela outras dimensões da história, numa incursão pela Baixa rica em detalhes menos evidentes e, até mesmo, inusitados.

No dia 31 de maio, Joel Cleto proporciona um encontro com os indícios mais remotos da atividade do FC Porto, em terras do concelho de Bouças, topónimo que, há mais de cem anos, designava o município de Matosinhos. Em plena onda celebrativa do Senhor de Matosinhos, a visita ‘Nas Origens do Dragão’ mergulha nas memórias da fundação do FC Porto, em 1893, e percorre espaços como a Praça Guilherme Pinto, a Igreja do Bom Jesus e o edifício dos Paços do Concelho, obra de Alcino Soutinho, um arquiteto referencial que também cabe na história portista.

As Festas de São João são um dos maiores acontecimentos no Porto e inspiram, em boa medida, o passeio cultural de 20 de junho, em horário noturno e a bordo de um autocarro panorâmico Roller Town/Gray Line. "Um Dragão Rapioqueiro" será, desta vez, o centro das atenções numa viagem pela história e pelas ruas da cidade, onde o passado portista e portuense também se cruza com as grandes celebrações sanjoaninas.

Distinguidos com o Prémio Informação Turística pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), os passeios culturais da Rota do Dragão são uma referência maior na abordagem à história do FC Poro e do Porto e resultam de um projeto que o Museu FC Porto e Joel Cleto desenvolvem desde 2014, mantendo princípios de inovação, qualidade e evolução na descoberta, compreensão e partilha da história. A participação é limitada e aconselha-se inscrição prévia.

Consulte toda a programação e condições de visitas em www.museufcporto.pt.

ROTA DO DRAGÃO 2025

08 mar (17 horas): Um Dragão Carnavalesco - visita pedonal
31 mai (10 horas): Nas Origens do Dragão - visita pedonal
20 jun (21 horas): Um Dragão Rapioqueiro - visita em autocarro Roller Town/Gray Line

+ notícias: Desporto

FC Porto: Fim de percurso na Taça da Liga. Crónica de Jogo

O FC Porto perdeu com o Vitória SC (1-3) e despediu-se da Taça da Liga nos quartos de final. Gabri Veiga marcou o único golo dos azuis e brancos, que passam a centram todas as atenções na 13.º jornada do campeonato, marcada para as 20h30 de domingo em Tondela.

Cláudio Ramos: "Domingo temos uma oportunidade de dar resposta a esta derrota"

O FC Porto sofreu um desaire caseiro diante do Vitória SC (1-3) nos quartos de final da Taça da Liga e ficou afastado da competição. No rescaldo da partida, Cláudio Ramos lamentou os “três erros” que resultaram em três golos e confessou que a equipa está “triste por não passar à final four da Taça da Liga, mas quer dar uma resposta a esta derrota no jogo de domingo” frente ao CD Tondela, a contar para o campeonato. “Continuamos focados e, apesar desta derrota, os adeptos demonstraram uma vez mais a força do FC Porto”, reforçou o guarda-redes relembrando que o grupo “ainda está em três frentes”.

Francesco Farioli: "Temos de provar que vamos ter a reação certa no próximo jogo"

O FC Porto não conseguiu qualificar-se para a final four da Taça da Liga depois de perder nesta quinta-feira diante do Vitória SC (1-3), no Estádio do Dragão, no derradeiro duelo dos quartos de final da prova. Reconhecendo que este “não era o resultado que queríamos”, Francesco Farioli sublinhou a importância de “virar a página rapidamente” e de dar uma resposta forte já no próximo domingo em Tondela (20h30). “Os adeptos já nos deram o boost que era preciso para mudar a página durante o jogo, mas sobretudo depois”, acrescentou o técnico italiano.