Maia assume esta segunda-feira título de Capital Portuguesa do Voluntariado 2025

Maia assume esta segunda-feira título de Capital Portuguesa do Voluntariado 2025
CM Maia
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Maia assume esta segunda-feira o título de Capital Portuguesa do Voluntariado 2025, apresentando um programa de atividade “dinâmico e ambicioso” que pretende reafirmar o compromisso da autarquia em “garantir a sustentabilidade” daquele título de demonstração de solidariedade.

Em comunicado enviado à Lusa, a autarquia do distrito do Porto salienta que o título, atribuído pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, é o “reconhecimento do trabalho sólido desenvolvido” pela autarquia “na mobilização de recursos para o voluntariado” e do “impacto positivo inegável” na comunidade ao “nível da coesão social e da felicidade”.

Segundo destaca o texto, a candidatura da Maia a Capital Portuguesa do Voluntariado 2025 apresenta “um programa de atividades dinâmico e ambicioso” para os próximos três anos, assente em seis eixos estratégicos: Capacitação e Workshops Temáticos, Voluntariado Intergeracional, Voluntariado Corporativo, Voluntariado e Inclusão, Voluntariado na Infância e Juventude, Reconhecimento e Valorização do Voluntariado.

O programa, que arranca esta manhã com uma cerimónia com a presença do primeiro-ministro, Luis Montenegro, salienta a autarquia, “reafirma o compromisso em garantir a sustentabilidade do voluntariado a longo prazo, com um plano de gestão que abrange desde a alocação de recursos humanos até a integração do voluntariado na agenda da Câmara Municipal”.

A Capital Portuguesa do Voluntariado é uma iniciativa da Confederação Portuguesa do Voluntariado que tem como finalidade “a promoção e valorização do voluntariado” em Portugal, sendo que a primeira cidade a ser distinguida com aquele título foi Cascais em 2024.

A Maia será também Capital Europeia do Voluntariado em 2026, uma distinção atribuída pelo Centro Europeu do Voluntariado, para a qual aquela cidade portuguesa venceu a concorrência de candidaturas apresentadas pela Irlanda e pela Polónia.

+ notícias: Norte

Novo modelo de transporte de doentes críticos entre hospitais avança no Porto e Coimbra

As ambulâncias das Unidades Locais de Saúde de São João (Porto), Coimbra, Santa Maria (Lisboa) e Faro (Algarve) são as escolhidas para avançar até março com a fase piloto do novo modelo de transporte do doente crítico entre hospitais.

Novo parque empresarial em Arcos de Valdevez em consulta pública

A Câmara de Arcos de Valdevez abriu esta segunda-feira a consulta pública da reformulação do projeto de loteamento de um novo parque empresarial do Alto da Prova, na freguesia de Paçô, por um período de 15 dias.

Presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva candidata-se a segundo mandato pelo PS

O presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva disse esta segunda-feira à agência Lusa que se vai candidatar a um segundo mandato, pelo PS, para dar continuidade aos projetos e dar a conhecer o concelho.