ULS Alto Minho ativa plano de contingência mas mantém normalidade em cirurgia

ULS Alto Minho ativa plano de contingência mas mantém normalidade em cirurgia
| Norte
Porto Canal/Agências

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) ativou no dia 04 o nível 1 do plano de contingência, mas os serviços assistenciais ligados à consulta, à cirurgia e ao internamento estão a funcionar com normalidade.

“O nível 1 foi ativado no dia 04 de janeiro, antecipando a maior afluência de utentes aos serviços de urgência devido às infeções respiratórias prevalentes neste período do ano”, referiu hoje a ULSAM.

Em resposta a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a ULS indicou que “os serviços de urgência estão a funcionar com tempos de espera adequados a cada nível de prioridade clínica”.

A ativação do plano de contingência “implicou a transferência de cerca de uma dezena de utentes para unidades do setor privado e social”.

Em causa estão “utentes com alta clínica, mas que aguardam uma resolução da sua situação a nível social, nomeadamente vagas na rede de cuidados continuados”, acrescentou.

Estes utentes foram transferidos para o hospital privado Senhor do Bonfim, em Vila do Conde, distrito do Porto, “conforme previsto e protocolado”.

A ULSAM esclarece ainda que “as alterações ao nível de contingência dependem sempre da evolução da situação, mas serão sempre pensadas para prestar a melhor assistência possível à população do Alto Minho”.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

+ notícias: Norte

Presidente da Maia diz que é "absurdo" usar terrenos da Petrogal para a expansão do Aeroporto do Porto

O presidente da Câmara da Maia diz que os terrenos da Petrogal não são uma boa ideia para a expansão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. António Silva Tiago lembra que os terrenos da refinaria já têm outros projetos previstos.

Chega expulsa candidato autárquico suspeito de abuso sexual de crianças e pornografia

O Chega expulsou o militante e ex-candidato a uma junta de freguesia no concelho de Fafe nas últimas eleições autárquicas depois de este ter sido detido pela alegada prática de crimes de pornografia de menores e de abuso sexual de crianças agravado.

Defesa de Laplaine Guimarães diz que o cliente não ficou com dinheiro de contratos

A defesa de Alberto Laplaine Guimarães, um dos quatro detidos na operação “Lúmen”, que investiga alegados crimes económicos em contratos para a instalação de luzes de Natal, disse que o seu constituinte não ficou com dinheiro ilícito.