FC Porto (Voleibol): De casa para o pódio. Crónica de jogo
Porto Canal
A equipa de voleibol feminino do FC Porto venceu a Associação Avense, por 3-0, na 13.ª ronda do campeonato nacional. Com este resultado, as tetracampeãs passam a somar 33 pontos e sobem ao terceiro lugar, a três pontos do segundo classificado Sporting e a quatro do líder Benfica.
Miguel Coelho mudou três peças no seis titular, lançando Erika Mercado, Ana Rui Monteiro e Puck Hoogers, e o jogo começou a correr de feição, com as portistas a fecharem bem no side out, fortes no ataque e a conquistarem uma vantagem de quatro desde cedo (7-3). A superioridade azul e branca manteve–se durante todo o parcial, muito graças à prestação ofensiva de Erika Mercado, e traduziu-se no 1-0 ao cabo de 44 pontos (25-19).
Para o segundo set estava reservado um arranque diferente, pautado pelo equilíbrio (8-8), mas o conjunto da casa conseguiu contrariar a tendência inicial e distanciar-se no marcador fruto de um parcial de 8-2. Brianna Kadiku destacou-se na marcação de bloco, as colegas no primeiro toque e foi já com Bruna Correia em campo que surgiu o 2-0 (25-17).
Num terceiro set que não deixou margem para dúvidas, as portistas repetiram a receita aplicada até então, estiveram bem no primeiro toque, no ataque e no bloco e fecharam as contas pela margem máxima (3-0).
Segue-se uma deslocação a Guimarães para defrontar o Vitória SC na 16.ª jornada do campeonato (domingo, 15h00).
FICHA DE JOGO
FC PORTO-AVENSE, 3-0
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, 13.ª jornada
15 de janeiro de 2025
Dragão Arena
Árbitros: José Caramez e Duarte Reis
AVENSE: Ana Matos e Beatriz Freitas (líberos); Letícia Scherer, Ashley Wang, Luana Gomes, Nathalia Acosta, Micaelle Larrieux, Eduarda Campos, Ana Karoline Silva, Máxima Vanoli, Maria Branco, Sara Fernandes e Mora Mafut
Treinador: Marco Ribeiro
FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Brianna Kadiku, Sara Rohr, Lila Durão, Kyla Swanson, Janaína Vieira, Victória Alves, Erika Mercado, Gabi Coelho, Bruna Correia, Shainah Joseph, Puck Hoogers e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho
Parciais: 25-19; 25-17; 25-14