FC Porto: Desaire na Choupana. Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto perdeu no reduto do CD Nacional (2-0) e regressou da Madeira sem qualquer ponto. No reatar do encontro iniciado nove dias antes e interrompido ao minuto 14:30 devido ao nevoeiro, os portistas nunca conseguiram reverter os dois golos sofridos até ao intervalo e terminaram a primeira volta do campeonato com 40 pontos, menos um do que o Sporting e mais dois do que o Benfica.
Vítor Bruno lançou Vasco Sousa no lugar ocupado por Nico González em Leiria e por Alan Varela no passado dia 3, mas o nulo só se manteve durante dois minutos: os madeirenses recuperaram a bola em zona adiantada logo após o recomeço da partida, Garcia cruzou para a pequena área e Dudu limitou-se a encostar de cabeça (1-0).
A superioridade insular manteve-se na meia-hora seguinte e levou o técnico azul e branco a promover uma dupla alteração, retirando Martim Fernandes e Pepê e fazendo entrar João Mário e Danny Namaso. Imediatamente a seguir, na sequência de um canto sobre a direita, Zé Vítor saltou sozinho e cabeceou para o fundo das redes de Diogo Costa (0-2).
A segunda parte arrancou com Fábio Vieira e Gonçalo Borges nos lugares de Vasco Sousa e de André Franco e com o camisola 10 a desenhar as duas primeiras chances portistas, ambas de cabeça - uma de Namaso após livre lateral e outra de Samu após pontapé de canto. Namaso voltou a ameaçar na sequência de uma arrancada de Galeno sobre a esquerda, Otavio disparou forte desde muito longe e Samu voltou a testar os reflexos do guarda-redes adversário no melhor período dos Dragões.
Já com Deniz Gül em campo e Rodrigo Mora no banco, os cantos sucediam-se e as oportunidades de golo também, mas faltava pontaria aos seis atacantes do FC Porto. Gül ainda tentou fazer um chapéu sobre Lucas França, mas tirou mal as medidas, antes de servir Samu para novo cabeceamento do internacional espanhol por cima do travessão. O guarda-redes do CD Nacional defendeu o remate de Gonçalo Borges na última tentativa do encontro.