FC Porto (Voleibol): Regresso às vitórias no caminho para os quartos

FC Porto (Voleibol): Regresso às vitórias no caminho para os quartos
| Desporto
Porto Canal

48 horas após um desaire europeu diante do todo-poderoso Vero Volley Milano, as tetracampeãs nacionais voltaram aos resultados positivos, depois de uma sequência de quatro derrotas, com um triunfo por 3-0 diante do Castêlo da Maia que valeu o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal.

Com quatro novidades de início face ao jogo anterior, o FC Porto venceu o primeiro set por larga margem (25-16). As portistas adiantaram-se no marcador numa fase precoce da partida (6-2), depois de um arranque de set que fazia prever um jogo mais equilibrado (2-2). Apesar do pedido de timeout de Paulo Silva, a diferença de pontos avolumou-se e o treinador das maiatas foi mesmo obrigado a esgotar os descontos de tempo que tinha ao alcance aos 18-10. Os 13 pontos seguintes dividiram-se entre os dois conjuntos e as da casa fizeram o 1-0 ao cabo de 23 minutos.

Para o segundo set estava reservado um arranque diferente: as portistas não deram qualquer hipótese às forasteiras e somaram seis pontos de vantagem aos dez jogados (8-2). Com um avanço confortável durante todo o parcial, Miguel Coelho aproveitou para lançar Bruna Correia, Sara Rohr e Bruna Guedes.

Num terceiro set inicialmente pautado pelo equilíbrio (11-11), as portistas conquistaram oito pontos consecutivos, forçaram o técnico forasteiro a esgotar os dois timeouts e fecharam a eliminatória pela margem máxima com uma vantagem de nove no terceiro parcial (25-16).

Segue-se o último de três desafios em cinco dias, este domingo às 18h00 (Porto Canal) - um duelo caseiro frente ao SC Braga, a contar para a 15.ª jornada do campeonato.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-CASTÊLO DA MAIA, 3-0
Oitavos de final da Taça de Portugal
10 de janeiro de 2025
Dragão Arena

Árbitros: Luís Meireles e Elisabete Silva

CASTÊLO DA MAIA: Filipa Carvalho e Mariana Santos (líberos); Beatriz Santos, Bárbara Rodrigues, Karine Schossler, Letícia Linhares, Mariane Casas, Carolina Maia, Inês Campos, Ana Sofia Gouveia, Catarina Duarte, Beatriz Moreira, Beatriz Mimoso e Lia Forte
Treinador: Paulo Silva

FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Brianna Kadiku, Sara Rohr, Lila Durão, Kyla Swanson, Janaína Vieira, Victória Alves, Erika Mercado, Gabi Coelho, Bruna Correia, Shainah Joseph, Puck Hoogers e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho

Parciais: 25-16; 25-13; 25-16

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Olhando para 2025 com ambição”

Na Visão do Presidente da mais recente edição da revista Dragões, André Villas-Boas começa por refletir sobre 2024, “um capítulo repleto de desafios, conquistas e aprendizagens” no FC Porto, “a casa da família azul e branca forjada no espírito de superação e excelência”.

Martim Fernandes: “Sinto-me um privilegiado só por estar neste clube”

A revista Dragões de dezembro já se encontra disponível no formato digital e traz em destaque uma entrevista a Martim Fernandes, “uma referência” para os jovens da formação, “um privilegiado” por representar o FC Porto e o melhor lateral-direito sub-21 do mundo.

Toney Douglas: “Não há margem para errar”

Depois do desaire por um ponto na Grécia (82-81), a equipa de basquetebol do FC Porto regressa a Portugal para defrontar o CD Póvoa, em jogo referente à ronda 12 do campeonato (sábado, 15h00, RTP2). Toney Douglas garante que “não há margem para errar”, numa liga em que “qualquer equipa é capaz de fazer frente” e em que é obrigatório “encarar todos os jogos da mesma maneira”.