Cultura industrial de S. João da Madeira marca comemorações de 30 anos da cidade

| Norte
Porto Canal / Agências

S. João da Madeira, 02 set (Lusa) - Os 30 anos da cidade de S. João da Madeira serão assinalados com um ciclo de conferências, comissariado pelo diretor do site P3 do jornal Público, que celebra a cultura industrial do município e analisa o seu futuro.

Design, Património, Ciência, Desporto e Qualidade de Vida serão os temas a abordar nos seis encontros previstos até meados de novembro, o primeiro dos quais decorre já esta sexta-feira nas instalações da empresa Cartonagem Trindade, sob a moderação do economista Cantiga Esteves.

"Este ciclo comemorativo do 30.º aniversário da nossa elevação a Cidade visa refletir sobre quem somos e abrir janelas sobre o futuro", declarou hoje à Lusa o presidente da autarquia, Ricardo Oliveira Figueiredo.

"Cada família de S. João da Madeira tem uma cultura empreendedora e industrial que lhe é intrínseca e isso expressa-se no tecido empresarial sólido e competitivo em que está alicerçada a nossa atualidade de inovação e criatividade", acrescenta.

Para o diretor do P3, Amílcar Correia, o que se pretende é que "a cidade fale sobre si mesma, seja com o olhar de quem a vive por dentro, seja com o contributo de quem nela nasceu ou viveu e agora a perceciona de fora" - como é o seu caso.

O jornalista realça, aliás, que essa discussão é "particularmente importante num contexto em que se pede à indústria que seja mais criativa do que nunca".

"O crescimento e a afirmação de S. João da Madeira são indissociáveis da sua industrialização e não há, porventura, outra cidade no país que possa reivindicar para si esse estatuto de cidade industrial", defende.

"Tanto hoje como no passado, a inovação industrial tem sido uma marca genética e uma manifestação de tenacidade, como o demonstram as várias marcas e produtos que aqui surgiram e continuam a surgir", justifica.

Essa diversidade também deverá ficar demonstrada num conjunto de exposições, concertos e uma retrospetiva de cinema que, em paralelo às conferências, se propõe ajudar a traçar o retrato atual da cidade.

"Vamos abordar diversas facetas das últimas três décadas da história sanjoanense e mostrar que estamos a construir um futuro brilhante com os nossos talentos", sintetiza Ricardo Oliveira Figueiredo.

O ciclo de conferências "Industrial - Uma Cidade em 30 Anos" arranca esta sexta-feira às 21:30, reunindo empresários de S. João da Madeira em torno do debate "Como é que a indústria resiste à crise?".

A 23 de setembro discute-se na Oliva Creative Factory o papel do 'design' na estratégia das empresas e a 03 de outubro avaliam-se nos Paços da Cultura os segredos do sucesso desportivo.

As conferências seguintes estão marcadas para 17 e 31 no Museu da Chapelaria e na Escola Secundária João da Silva Correia, abordando respetivamente estas duas questões: "De que precisam as marcas para sobreviver?" e "O que é que a ciência pode fazer pelas cidades?".

O Salão Nobre da Câmara Municipal recebe, por sua vez, o último encontro da iniciativa, a 11 de novembro, quando o arquiteto paisagista Sidónio Pardal e o especialista em planeamento Valente de Oliveira examinam se existe qualidade de vida nas cidades portuguesas.

O programa dedicado aos 30 anos da Cidade de S. João da Madeira integra ainda uma exposição sobre as marcas locais Oliva, Viarco e Sanjo, uma mostra sobre a carreira do pintor José Emídio, aí radicado, um concerto por Sensible Soccers e Prana, ambos com elementos da cidade, e uma retrospetiva da obra do realizador André Gil Mata, natural do concelho.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.