Porto alarga horários para veículos turísticos no centro da cidade

Porto alarga horários para veículos turísticos no centro da cidade
Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| Porto
Porto Canal com Lusa

A Câmara do Porto vai alargar o período de circulação para os veículos turísticos circularem na Baixa e Centro Histórico. A decisão da autarquia surge para “ajustar e otimizar as condições de circulação, paragem e estacionamento” daquele tipo de viaturas.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Portanto com as novas alterações, entre as 18h00 e as 20h00 será proibido entrar na zona de proibição, informa o Município no seu site oficial. O acesso às áreas poderá ser feito depois de comunicação prévia entre as 20h00 e as 08h00 nos dias úteis. Já nos fins de semana, não carece de decisão dos serviços.

É de salientar que, até ao momento, os veículos turísticos podiam circular na Baixa e Centro do Porto entre as 10h00 e as 17h00.

Para além do ajustamento de horário, “será ainda implementado um novo ponto de paragem na Rua do Bolhão”, de forma a “dar resposta ao aumento da procura nesta zona”. Por consequência, “o local de paragem na Rua Dr. Ferreira da Silva será removido”, lê-se na nota.

O tempo de permanência nos pontos de paragem sofreu também alterações, sendo alargado de seis para 10 minutos, “permitindo maior flexibilidade nas operações de tomada e largada de passageiros”.

A Câmara do Porto salienta que os operadores de transporte “devem submeter os pedidos de autorização para o acesso à zona de restrição através do Portal do Munícipe ou no Gabinete do Munícipe, com a maior antecedência possível da data de acesso pretendido, sugerindo-se a antecedência de 20 dias úteis, para garantir o cumprimento das novas condições”.
“Estas alterações visam melhorar a mobilidade na Baixa e Centro Histórico do Porto, respondendo às necessidades identificadas durante o período de implementação do projeto-piloto”, justifica a autarquia.

Estas alterações acontecem “com base na monitorização do sistema de mobilidade e no contacto com os operadores”. Recorde-se que a restrição aos veículos turísticos e autocarros de serviço ocasional no centro da cidade iniciou em outubro passado e tem duração de um ano.

O projeto-piloto pretende “promover uma gestão mais eficiente e sustentável do espaço público, conciliando a crescente pressão do transporte individual e turístico com as políticas de mobilidade sustentável da cidade”.

 

+ notícias: Porto

Trabalhadores das IPSS manifestaram-se no Porto para exigir retomar das negociações

Cerca de três centenas de trabalhadores de IPSS concentraram-se esta quinta-feira frente à sede da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), no Porto, para exigir o retomar das negociações com os sindicatos afetos à CGTP.

Metrobus do Porto regista média de seis mil viagens por dia

O metrobus do Porto regista uma média de seis mil viagens por dia, anunciou esta quinta-feira a secretária de Estado da Mobilidade, defendendo ser “absolutamente essencial” assegurar medidas que permitam reduzir tempos de viagem em transporte público face ao individual.

IHRU prevê iniciar reconversão de antigo quartel militar do Porto em habitação em 2027

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) espera começar a reconversão do antigo Quartel da Manutenção Militar, em Lordelo do Ouro, no Porto, em habitação acessível “no primeiro semestre de 2027”, avançou fonte oficial à Lusa.