FC Porto (Voleibol): Esforços portistas não travaram favoritismo italiano

FC Porto (Voleibol): Esforços portistas não travaram favoritismo italiano
| Norte
Porto Canal

A equipa de voleibol do FC Porto perdeu diante do Vero Volley Milano, por 0-3, na quinta ronda da Liga dos Campeões e na primeira vez que o Dragão Arena abriu portas em 2025. Com este resultado, as tetracampeãs de Portugal mantêm os mesmos três pontos e continuam a ocupar a terceira posição do Grupo C, atrás das turcas do VakıfBank Spor (15), seis vezes campeãs europeias, e das adversárias desta noite (12).

O arranque ficou pautado pelo equilíbrio (3-4), mas uma desvantagem de cinco pontos obrigou Miguel Coelho a utilizar o primeiro desconto de tempo (9-14). As portistas conseguiram mesmo pontuar depois de receberem as indicações do treinador, mas dois pontos das italianas (10-16) obrigaram o técnico azul e branco a esgotar os timeouts disponíveis ainda numa fase precoce da partida. A perder por sete, Miguel Coelho procurou soluções no banco e promoveu uma dupla substituição com as entradas de Erika Mercado e de Sara Rohr, de forma a ter mais um ponto de ataque na rede, só que as mexidas do treinador não contrariaram a senda pontuadora das transalpinas, que fecharam o primeiro parcial por 13-25.

Num segundo set de grandes emoções, as azuis e brancas entraram dominantes e lançaram-se na frente do marcador (5-4), com Brianna Kadiku e Kyla Swanson a jogar em posições invertidas. As portistas fizeram das tripas coração e conseguiram manter uma vantagem sólida de três pontos durante quase todo o set - frente a uma equipa com um histórico de respeito -, mas a superioridade forasteira veio ao de cima na reta final e as italianas levaram a melhor já nas vantagens (24-26).

O desfecho inglório do segundo set fez-se sentir no início do terceiro e o FC Porto entrou a perder por uma margem de seis (0-6). Apesar das inúmeras tentativas de contrariar a tendência negativa ao longo do último parcial, o favoritismo visitante acabou por prevalecer (16-25), ditando a derrota por 0-3 no primeiro de três duelos até domingo.

“Nós entramos sempre para vencer, fomos crescendo ao longo desta competição, não jogámos o segundo jogo da mesma forma que jogámos o primeiro e este primeiro ano de Champions é um ano de aprendizagem. Hoje não podíamos perder o segundo set, se um adversário entra mais descontraído e tira poder às suas ações nós temos de ganhar. É difícil dizer que a equipa está melhor, mas efetivamente está, agora temos de ganhar, é um passo que temos que dar. A equipa está a crescer, está muito melhor do que estava em dezembro e esse dado tem de nos acompanhar na sexta-feira e no domingo. Este é o nosso objetivo”, declarou Miguel Coelho no rescaldo da partida.

O FC Porto volta a entrar em ação esta sexta-feira, no Dragão Arena, palco do duelo contra o Castêlo da Maia, referente aos oitavos de final da Taça de Portugal (21h00, Porto Canal).

Ficha de jogo
FC PORTO-VERO VOLLEY MILANO, 0-3
Liga dos Campeões, Grupo C, 5.ª jornada
8 de janeiro de 2025
Dragão Arena

Árbitros: Benedikt Geukes (Alemanha) e Risto Strandson (Estónia)

VERO VOLLEY MILANO: Juliette Gelin e Satomi Fukudome (líberos); Héléna Cazaute, Ludovica Guidi, Laura Heyrman, Elena Pietrini, Alessia Orro, Anna Danesi, Lamprini Konstantinidou, Hena Kurtagic, Anna Shrek, Myriam Fatime Sylla, Paola Ogechi Egonu e Nika Daalderop
Treinador: Stefano Lavarini

FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Brianna Kadiku, Sara Rohr, Lila Durão, Kyla Swanson, Janaína Vieira, Victória Alves, Erika Mercado, Gabi Coelho, Bruna Correia, Shainah Joseph, Puck Hoogers e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho

Parciais: 13-25; 24-26; 16-25

+ notícias: Norte

Homem baleou o irmão por desavenças familiares em Barcelos

Um homem atingiu esta quinta-feira o irmão a tiro em Arcozelo, Barcelos, distrito de Braga, na sequência de desavenças familiares, disse fonte da PSP.

Idosa furtou peças em ouro e dinheiro enquanto fazia limpezas domésticas 

A GNR constituiu arguida na terça-feira uma mulher, de 73 anos, que alegadamente se dedicava ao furto de peças em ouro e dinheiro enquanto fazia limpezas domésticas em casas particulares em Arouca, no distrito de Aveiro, informou esta quarta-feira aquela força de segurança.

Autarca diz que portagens na A25 em Aveiro são "injustas, absurdas e ridículas"

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, classificou esta quinta-feira de “injusta, absurda e ridícula” a manutenção das portagens na Autoestrada 25 (A25) entre Albergaria-a-Velha e Aveiro.