FC Porto (Basquetebol): Desfecho cruel na Grécia

FC Porto (Basquetebol): Desfecho cruel na Grécia
| Desporto
Porto Canal

A equipa de basquetebol esteve a vencer de forma ininterrupta durante cerca de 35 minutos, mas saiu derrotada do reduto do Maroussi (82-81) na 3.ª jornada da 2.ª fase da FIBA Europe Cup. Nem uma réplica primorosa de Toney Douglas (36 pontos e 10 ressaltos) auxiliou os Dragões, que se mantêm no quarto posto do grupo K com três pontos.

Sem Max Landis - ausente devido a um problema físico -, os portistas entraram de rompante na partida, adiantaram-se pela primeira vez por 4-2 com um alley-oop de Toney Douglas para Phil Fayne e, a partir daí, não largaram a liderança do marcador. Agressivos na defesa e clínicos no contra-ataque, os da Invicta obrigaram Fotis Takianos a pedir um desconto de tempo logo ao quarto minuto (4-12), arrecadaram uma diferença de 15 pontos e terminaram o primeiro período com um parcial de 26-19 a seu favor.

Ainda que menos fulgurantes no segundo quarto, os Dragões mantiveram a distância para os anfitriões e saíram para o intervalo com nove pontos à maior (31-40). Toney Douglas (13 pontos) e Phil Fayne consagraram-se como melhores pontuadores do embate na etapa inaugural.

De novo com maior dinâmica defensiva no arranque do segundo tempo e à boleia de uma exibição inspiradíssima de, entre outros, Toney Douglas, os azuis e brancos dispararam para a maior diferença do duelo - 17 pontos (45-62) -, mas entraram no derradeiro período com “apenas” dez (52-62).

Na hora das decisões, os gregos entraram melhor - ao contrário do que havia acontecido até então - e o parcial de 9-0 (61-62) obrigou Fernando Sá a parar o jogo. O empate surgiu mesmo a cinco minutos do final (67-67), o primeiro adiantamento passados dois minutos e meio (71-70) e só nove pontos consecutivos do “motor” Toney Douglas devolveram os portistas à liderança (79-76). Um triplo de Marcus Keene igualou de novo a contenda a 25 segundos do término (79-79), nova investida do camisola 23 parecia ter garantido o triunfo final, mas um triplo do norte-americano dos helénicos selou um desfecho cruel (82-81).

De Maroussi, o FC Porto segue para a Póvoa. Na 12.ª jornada da Liga, os portistas defrontam o CD Póvoa a partir das 15h00 de sábado (RTP 2).

FICHA DE JOGO

MAROUSSI BC-FC PORTO, 82-81
FIBA Europe Cup, 2.ª fase, Grupo K, 3.ª jornada
8 de janeiro de 2024
Maroussi Saint Thomas Indoor Hall, na Grécia

Árbitros: Nicolas Maestre (França), Igor Mitrovski (Macedónia) e Kirile Tvauri (Geórgia)

MAROUSSI: Cameron Reynolds (2), Elvar Fridriksson (14), Marcus Keene (16), Cyril Langevine (8) e Lefteris Mantzoukas (5)
Suplentes: Ioannis Karakostas, Vasileios Stasinos (2), Alexandros Nikolaidis, Ronnie Lee Harrell Jr (13), Charis Giannopoulos (5), Georgios Tanoulis (9) e Andy van Vliet (8)
Treinador: Fotis Takianos

FC PORTO: Wes Washpun (11), Tanner Omlid (4), Xeryius Williams (8), Toney Douglas (36) e Phil Fayne (12)
Suplentes: Devyn Marble (10), Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado, Miguel Queiroz e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 31-40
Parciais: 19-26; 12-14; 21-22; 30-19

+ notícias: Desporto

FC Porto: De novo no Olival com o foco na Choupana

O plantel principal do FC Porto voltou, na manhã desta quarta-feira, ao Olival para começar a preparar o reatamento do Nacional-FC Porto. Após ter sido interrompido na sexta-feira com menos de 14 minutos jogados devido à fraca visibilidade provocada pelo denso nevoeiro que pairou sobre a Choupana, o encontro da 17.ª jornada da Liga vai ser retomado às 17h00 de quarta-feira (Sport TV1).

FC Porto: Jogo frenter o CD Nacional antecipado para domingo

Interrompido ao minuto 14:30 devido ao intenso nevoeiro que pairou sobre a Choupana na passada sexta-feira, o embate da ronda número 17 do campeonato entre CD Nacional e FC Porto foi antecipado para as 15h30 deste domingo, 12 de janeiro (Sport TV).

Nuno Borges apura-se para as meias-finais em Auckland

O tenista português Nuno Borges, sétimo cabeça de série, qualificou-se esta quinta-feira para as meias-finais do torneio de Auckland, na Nova Zelândia, depois de derrotar o checo Jakub Mensik, em três sets.