Mêda garante apoio de 490 mil euros para projeto das Casas da Cidadania
Porto Canal/ Agências
A Câmara da Mêda obteve um financiamento de 490 mil euros do Estado para concretizar o projeto das Casas da Cidadania para acolher diversos serviços municipais.
“A única solução que havia para fazer esta obra era contrair um empréstimo ou apresentar um pedido de cooperação técnico-financeira ao Estado, através da Direção-Geral das Autarquias Locais. Foi o que fizemos e o projeto foi aprovado”, disse o presidente da Câmara da Mêda, João Mourato, à agência Lusa.
A empreitada vai consistir na reabilitação de dois imóveis adjacentes aos Paços do Concelho, adquiridos há vários anos pela Câmara para esse efeito, e que se encontram atualmente “muito degradados, quase numa lixeira”, acrescentou.
“Vamos resolver uma situação que era penosa em pleno centro histórico da Mêda, literalmente a meter dó ali ao pé da Câmara, mas isto já vinha de há muito tempo”, considerou.
A obra tem custo total superior a 851 mil euros e será cofinanciada em 50 por cento pelo Estado. O restante, cerca de 410 mil euros, é suportado pela Câmara da Mêda, no distrito da Guarda.
O presidente do município afirmou que a edilidade “só tem a ganhar com esta obra, pois consegue aumentar a parte administrativa e a instalação de serviços como a Proteção Civil, Setores e Infraestruturas e Migrações, o que vai contribuir para melhorar o atendimento aos munícipes e as condições de trabalhos dos nossos funcionários”.
O projeto está praticamente concluído e o respetivo concurso público será lançado “ainda este mês ou no início do próximo”, admitiu João Mourato, que estima que a empreitada possa “demorar um ano, passar este mandato, mas são coisas que não se podem fazer de um dia para o outro”.