FC Porto (Voleibol): Negra caiu para o Clube Kairós. Crónica de jogo
Porto Canal
As tetracampeãs nacionais de voleibol não começaram 2025 como ambicionavam. Nos Açores, diante do Clube Kairós, as comandadas de Miguel Coelho suaram bastante e levaram a contenda da 14.ª jornada da Liga para a negra, mas saíram derrotadas do set decisivo por 15-13 (3-2). Com este resultado, mantêm-se no quarto lugar com 27 pontos, tantos como o adversário desta tarde.
As açorianas começaram melhor e distanciaram-se no marcador (5-1), mas uma resposta cabal das da Invicta deu-lhes a primeira vantagem no encontro (14-15). Cinco pontos consecutivos pareciam selar o primeiro set a favor das anfitriãs – e foi o que realmente sucedeu -, mas não sem primeiro as portistas lutarem até ao fim (25-25) e obrigarem ao prolongamento do parcial (29-27).
Um regresso em força, carimbado por três pontos sem resposta, permitiu ao FC Porto vencer o segundo set sem nunca ter estado em desvantagem. 16-25 foi o esclarecedor resultado com que a igualdade foi devolvida ao placar. As da casa tornaram a mostrar sinais de força no terceiro set e ganharam novo adiantamento no embate (25-22, 2-1).
Se o equilíbrio foi nota dominante no arranque da quarta partida, o mesmo não aconteceu no restante decurso do parcial. A partir do 13-12 favorável ao Clube Kairós, as portistas concluíram 13 pontos, apenas sofreram quatro e levaram o duelo para a “negra”. Nessa fase decisiva, as insulares pontuaram primeiro, mas as nortenhas viraram para 3-1 e ganharam uma margem na dianteira (4-7) que foi prontamente quebrada (11-10). As adversárias estiveram a liderar por 12-10, as detentoras do título conseguiram chegar ao 12-13, mas saíram derrotadas do arquipélago (15-13, 3-2).
Segue-se uma receção ao Vero Volley Milano, “uma das três melhores equipas do mundo” para Miguel Coelho, no Dragão Arena (quarta-feira, 20h30, Porto Canal).
Ficha de jogo
CLUBE KAIRÓS-FC PORTO, 3-2
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, 14.ª jornada
4 de janeiro de 2025
Pavilhão n.º2 da Luz, em Lisboa
Árbitros: Pedro Pinto e Sandra Deveza
CLUBE KAIRÓS: Maria Onofri (líbero); Milica Vukovic, Kanna Hanazawa, Grace Pyatt, Kélsia Canoa, Katia Oliveira, Kennedi Evans, Thuany Bardin, Shirei Ganah, Lam-Wing Chim e Tatiana Vera
Treinador: João Carronha
FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Brianna Kadiku, Sara Rohr, Lila Durão, Kyla Swanson, Janaína Vieira, Victória Alves, Erika Mercado, Gabi Coelho, Bruna Correia, Shainah Joseph, Puck Hoogers e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho
Parciais: 29-27; 16-25; 25-22; 17-25; 15-13