FC Porto (Basquetebol): Nona vitória na Liga com epicentro no Barreiro. Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto venceu neste sábado o Galitos Barreiro (93-80), no Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho, em jogo da 11.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os azuis e brancos seguem na 2.ª posição da tabela, agora com 19 pontos, menos um do que o líder Benfica.
O coletivo comandado por Fernando Sá protagonizou uma primeira parte de altíssimo nível e nem a boa réplica da equipa barreirense impediu os Dragões de chegarem ao intervalo a vencer por claros 56-36. Por esta altura, Wes Washpun (15 pontos), Xeyrius Williams (11 pontos) e Toney Douglas (11 pontos) eram os expoentes máximos da inspiração portista.
O descanso não retirou fulgor aos azuis e brancos, que aproveitaram o terceiro período para engordar ainda mais a vantagem (78-52), pelo que os derradeiros dez minutos do tempo regulamentar foram quase uma mera formalidade. Max Landis (19 pontos), Wes Washpun (17 pontos), Xeyrius Williams (15 pontos e 7 ressaltos) e Toney Douglas (13 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências) foram os Dragões em destaque.
“O objetivo foi cumprido, pois queríamos vencer aqui depois da paragem e mantendo o ritmo e as tendências que mostrámos até aqui. Dominámos o jogo de forma clara nos dois lados do campo e não me parece que tenhamos tido grandes dificuldades, além de termos podido dar minutos a toda a gente. Agora temos uma viagem até à Grécia em mais um jogo num grupo muito complicado, mas em que temos competido muito bem. Estes jogadores são experientes e sabem que têm de estar sempre preparados para jogar”, afirmou o treinador Fernando Sá após a partida.
O FC Porto volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, às 18h15, no Maroussi Saint Thomas Indoor Hall, em Atenas (Grécia), frente ao Maroussi BC, em jogo da 3.ª jornada do Grupo K da FIBA Europe Cup.
FICHA DE JOGO
GALITOS BARREIRO-FC PORTO, 80-93
Liga Portuguesa de Basquetebol, 11.ª jornada
4 de janeiro de 2025
Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho, no Barreiro
Árbitros: Sónia Teixeira, Bruno Maciel e Pedro Cunha
GALITOS BARREIRO: Malcolm Richardson (6), Claude Robinson (8), Elijah Cadden (28), Lloyd Bryan Jr (4) e Rogdree Stein (12)
Suplentes: Guilherme Mestre, Miguel Correia (7), Rui Palhares (9), Ricardo Guerreiro (3), Gamil Carvalho, Jaques Conceição (3) e Daniel Machado
Treinador: Henrique Pina
FC PORTO: Toney Douglas (13), Wes Washpun (17), Tanner Omlid (6), Xeyrius Williams (15) e Phil Fayne (9)
Suplentes: Miguel Maria, Hugo Ferreira, João Guerreiro (6), Gonçalo Delgado (6), Max Landis (19), Miguel Queiroz (2) e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá
Ao intervalo: 36-56
Parciais: 19-31; 17-25; 16-22; 28-15