Revisão do PDM de Braga em discusão pública a partir de 06 de janeiro

Revisão do PDM de Braga em discusão pública a partir de 06 de janeiro
| Norte
Porto Canal/Agências

O período de discussão pública da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Braga arranca a 06 de janeiro e decorrerá até 14 de fevereiro de 2025, foi esta segunda-feira anunciado.

Em comunicado, o município acrescenta que o agendamento para atendimento técnico presencial na Câmara está disponível a partir desta segunda-feira.

Para marcar, os interessados poderão utilizar o email atendimento-pdm.cm-braga.pt ou contactar o número de telefone 253 616 060.

“A participação de todos é fundamental para assegurar que a revisão do PDM reflete as necessidades e aspirações da população, promovendo um desenvolvimento sustentável e equilibrado do território”, refere o comunicado.

A proposta de revisão do PDM vai permitir o aumento entre 20 e 30% da área com capacidade construtiva e a implementação de um parque verde com 50 hectares.

Segundo o vereador do Urbanismo, João Rodrigues, também as áreas de atração de investimento vão crescer entre 20 e 30%.

“A proposta de revisão do PDM tem em conta, desde logo, a necessidade de ter solo apto para receber a construção de habitação, para aumentar a oferta e tentar estagnar os preços”, referiu.

João Rodrigues sublinhou que todas as freguesias do concelho vão ter aumento da área com capacidade construtiva, mas ressalvou que não vai ser permitida uma “construção desenfreada”.

“Braga vai crescer para o Cávado, mas também para sul, para este e para oeste”, frisou.

Segundo o autarca, Braga é “o único município” que vai ter um aumento da área urbana.

“E não é um aumento qualquer, é um aumento muito considerável”, acrescentou.

O parque verde, com 50 hectares, nascerá num prazo de cinco anos entre as freguesias de Palmeira e Real.

+ notícias: Norte

Matosinhos começa a cobrar taxa turística de dois euros por noite

A Câmara Municipal de Matosinhos começa, a partir desta quarta-feira, a cobrar uma taxa turística de dois euros por noite e por pessoa até um máximo de sete noites seguidas.

Quatro distritos do Norte sob aviso laranja até quinta-feira devido a nevoeiro

Os distritos de Viseu, Bragança, Guarda e Vila Real continuam sob o aviso laranja até quinta-feira devido ao nevoeiro, afirmou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Bilhete para Paço dos Duques em Guimarães duplica e para Soares dos Reis no Porto fica mais caro dois euros

A Museus e Monumentos de Portugal (MMP) aumenta a partir desta quarta-feira o preço das entradas na maioria de museus, monumentos e palácios nacionais sob sua gestão, segundo despacho publicado no passado mês de novembro, em Diário da República.