Jorge Costa: “O FC Porto é uma família”

Jorge Costa: “O FC Porto é uma família”
| Norte
Porto Canal

Dos sub-7 até às equipas seniores feminina e masculina: os donos das balizas azuis e brancas estiveram todos juntos pela primeira vez esta segunda-feira, o primeiro Dia dos Guarda-Redes do FC Porto. No Olival, onde decorreu uma palestra e um treino com a presença de 71 guardiões portistas, Jorge Costa reforçou a vontade de “aproximar toda a gente” durante “uma iniciativa nova que é de louvar”, um “sinal claro” de que “o FC Porto é um clube aberto”.

Em representação da equipa técnica de Vítor Bruno, Diogo Almeida falou de “um dia muito gratificante” e da melhor forma de transmitir “a mística e a exigência do que é ser guarda-redes do FC Porto”. Diogo Costa, por sua vez, mostrou-se “mesmo feliz por poder fazê-los felizes” enquanto procurou “passar a ideia do que é ser guarda-redes profissional” a “tantos meninos tão contentes”. No rescaldo de “um dia fora do normal” e de “um aniversário em grande”, Sofia Bernardo prometeu “nunca esquecer” e revelou querer continuar a “celebrar anualmente com os mais novos e os mais velhos”.

Jorge Costa, diretor do futebol profissional
“Esta ideia surgiu do nosso treinador de guarda-redes, o Diogo Almeida, é uma iniciativa nova no clube e também é de louvar. Reunimos todos os guarda-redes de todos os escalões do FC Porto, feminino e masculino, juntamente com muitos miúdos vindos de todo o país num dia bonito e num sinal claro de que as coisas estão a mudar, de que nos estamos a modernizar e de que o FC Porto é um clube aberto. Claro que não vai ser hoje nem amanhã, mas queremos muito aproximar toda a gente e para isso precisamos de um espaço físico. Essa é uma das nossas bandeiras e algo que queremos. É importante os miúdos perceberem que o FC Porto é uma família, estamos todos juntos, não há aqui equipas A, B, sub-19, sub-17, feminino ou masculino: há só um FC Porto.”

Diogo Almeida, treinador de guarda-redes
“Foi um dia muito gratificante porque, pela primeira vez, conseguimos juntar aqui os nossos guarda-redes de todo o país, desde os sub-7 à equipa principal. Ter o privilégio de os ter a todos num espaço com os nossos guarda-redes das equipas principais masculina e feminina é algo muito gratificante. Este é um projeto pioneiro… é desta forma que se passa a mística e a exigência do que é ser um guarda-redes do FC Porto. Terem a oportunidade de viver isto e ouvirem as experiências de guarda-redes como o Diogo, que cresceram nesta casa. Ele confidenciou-me que olhou para os miúdos e reviu-se neles e no que aconteceu aqui. Do lado contrário, os meninos viram os ídolos e treinaram com eles. Isto é ser Porto e é o caminho a seguir futuramente.”

Diogo Costa
“Estes momentos fazem-me recordar quando tinha a idade deles e fico feliz por ver tantos meninos tão contentes por treinarem connosco. Agora que sou pai acho que isso me causa uma alegria ainda maior e fico mesmo feliz por poder fazê-los felizes. Falei-lhes da mentalidade, encorajei-os a trabalharem muito bem durante a vida e que continuem a fazer o que gostam. Isso é o mais importante, gosto de motivá-los a levarem as suas vidas e a serem alguém no futebol um dia mais tarde. Passámos a ideia do que é ser guarda-redes profissional, somos um grupo diferente, temos amizades diferentes do resto do plantel, somos grupos pequenos mas muito acolhedores e ajudamo-nos muito a sermos melhores. É nisso que nos focamos para ajudar o clube.”

Sofia Bernardo
“É especial para todos nós vê-los, a eles e a elas, começarem tão novos neste posto específico. É um dia só nosso, dos guarda-redes. A nossa posição é muito complicada e devemos celebrar este dia anualmente com os mais novos e os mais velhos, é bom estar com todos. É um dia fora do normal, está a ser um aniversário em grande e passa-lo com a família portista torna-o ainda melhor. Nunca vou esquecer este dia.”

+ notícias: Norte

Natal a Norte faz-se sem chuva, mas com muito frio

Os dias 24 e 25 de dezembro vão ser marcados por ausência de chuva e temperaturas baixas por todo o Norte do país.

Homem morre atropelado quando tentava parar carro que deixou destravado

Um homem morreu, esta terça-feira, em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, atropelado pelo próprio carro quando tentava parar o veículo que deixou destravado, disse à Lusa fonte da GNR.

Incêndio em Lamego deixa casal de idosos desalojado

Um casal com mais de 70 anos ficou esta terça-feira desalojado na sequência de um incêndio na sua habitação na freguesia de Penajoia, disse o comandante dos Bombeiros Voluntários de Lamego à agência Lusa.