FC Porto (Basquetebol): Suor e resiliência no regresso às vitórias

FC Porto (Basquetebol): Suor e resiliência no regresso às vitórias
| Desporto
Porto Canal

Mais de um mês depois do triunfo frente à Oliveirense, o FC Porto regressou aos jogos em casa para a Liga e venceu o Esgueira por 94-83 na 8.ª jornada da prova. Devyn Marble (23 pontos), Max Landis (18) e Miguel Queiroz (14 pontos, 9 assistências e 9 ressaltos) lideraram a resistência dos portistas, que estiveram sempre em vantagem frente a um adversário que foi ao Dragão com a intenção de causar estragos. Os portistas são segundos classificados com 15 pontos, menos um do que o Benfica.

Uma entrada fulgurante dos azuis e brancos refletiu-se num parcial de 12 pontos sem resposta que lhes permitiu gerir a vantagem apesar da resposta do Esgueira, que surgiu sobretudo pelas mãos de Ty Toney, autor de 12 dos 19 pontos dos aveirenses no primeiro período (29-19).

Impulsionado pelo bom momento que vive, o adversário entrou melhor no segundo quarto e reduziu para a margem mínima (33-32). Apreensivos, os Dragões batalharam de forma coletiva - dos atletas utilizados na primeira parte, apenas Luís Silva não conseguiu qualquer ponto - pela manutenção da liderança da partida e chegaram ao intervalo com cinco pontos de diferença (45-40).

Com soluções para contornar a oposição portista, o Esgueira equilibrou o resultado apesar de nunca ter alcançado o empate e persistiu em dificultar a vida aos homens de Fernando Sá, que conseguiram amealhar pequenas vantagens (61-54) antes de as verem anuladas por uma resposta imediata (61-60).

A incerteza no resultado prolongou-se para o derradeiro quarto (70-65), período em que o FC Porto se agigantou em campo e disparou para a maior diferença registada até então (85-71). Com Max Landis ao ritmo de sempre (18 pontos), os da Invicta controlaram o ímpeto adversário e terminaram com folga no placar (94-83).

“O mais importante é que vencer a seguir a uma derrota é fundamental. Está a custar-nos mudar o chip das competições europeias para o campeonato, na Madeira fomos mais consistentes, hoje foi um jogo de altos e baixos. Temos de estar mais atentos porque qualquer dia pode não ser possível voltar. Os jogadores estão a fazer um excelente trabalho e hoje pude dar minutos a atletas que vão ser muito importantes na temporada. Agora temos o Queluz em dois jogos, é um emblema que tem criado dificuldades a quase todas as equipas. O aumento do número de estrangeiros subiu muito a competitividade e teremos de estar muito atentos para vencermos”, explicou Fernando Sá após o triunfo.

Na próxima terça-feira, o percurso do FC Porto na Taça Hugo dos Santos arranca no Dragão Arena frente ao Queluz (20h00, Porto Canal), adversário também no sábado (20h30).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ESGUEIRA, 94-83
Liga Portuguesa de Basquetebol, 8.ª jornada
14 de dezembro de 2024
Dragão Arena

Árbitros: Julio Anaya, Diogo Morais e Luís Costa

FC PORTO: Devyn Marble (23), Miguel Queiroz (14), Wesley Washpun (10), Tanner Omlid (7) e Phil Fayne (11)
Suplentes: Miguel Maria (4), Hugo Ferreira, João Guerreiro (3), Gonçalo Delgado (2), Max Landis (18), Luís Silva e Toney Douglas (2)
Treinador: Fernando Sá

ESGUEIRA: Brandon Alston (22), Donnie Tillman (17), Michael Diggins Jr (15), Rubinho Mendes e Ty Toney (19)
Suplentes: David Alves, Miguel Monteiro (6), Tiago Andrade, Kingsley Nwagnoso (4), Francisco Neto e Yeratel António
Treinador: João Figueiredo

Ao intervalo: 45-40
Parciais: 29-19; 16-21; 25-25; 24-18

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: "É um jogo para ganhar ou ganhar"

O Estádio do Dragão reabre portas esta segunda-feira à noite para acolher o embate entre o FC Porto e o Estrela da Amadora referente à 14.ª jornada do campeonato (20h15, Sport TV1). Na conferência de imprensa de antevisão do duelo caseiro frente ao conjunto da Reboleira, que “vem de uma vitória moralizadora”, Vítor Bruno lembrou que “é preciso estar atento” aos “sinais de alerta” dados na Reboleira e ignorar o registo dos tricolores fora de portas, “um tabo criado para ser quebrado”.

FC Porto (Sub-17): Uma digna homenagem no Olival

No sintético do Olival, a equipa de Sub-17 do FC Porto triunfou por 1-0 frente ao Leixões na 15.ª jornada da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B e somou a sétima vitória consecutiva enquanto anfitrião. O golo de Marco Silva aos 26 minutos, que foi dedicado a Álvaro Faria - técnico de equipamentos do clube que faleceu na passada segunda-feira -, manteve os portistas na segunda posição da tabela com 34 pontos, menos cinco do que o líder SC Braga.

FC Porto (Natação): Dragões em destaque nos Nacionais de natação

Os dois primeiros dias do Campeonato Nacional de Juniores e Seniores piscina curta, competição que decorre até este domingo em Tomar, correram de feição à natação do FC Porto.