Rafa: “Só pensamos em ganhar”
Porto Canal
Depois de uma vitória confortável na pista da Juventude de Viana (7-1) “que ajudou a trazer boas sensações para o jogo seguinte”, o hóquei em patins do FC Porto regressa ao conforto do lar para defrontar um Barcelona renovado, “muito completo, que vale pelo coletivo, mas com individualidades muito boas”. Seguro de que o conjunto campeão português se preparou “da melhor forma” e “só pensa em ganhar”, Rafa deixa um apelo aos portistas para que “encham o pavilhão e empurrem a equipa para mais uma vitória”.
Com a vitória na mira
“Foi uma semana que correu bem, dentro da normalidade, vimos de uma vitória, o que ajuda sempre, e fizemos um bom jogo que nos traz boas sensações para o de amanhã. Focando no Barcelona, estamos a preparar-nos da melhor forma, sabemos que vai ser um jogo muito difícil, um jogo que todos os atletas gostam de jogar, um grande jogo a nível europeu e mundial, com duas das melhores equipas do mundo, que cria uma ilusão extra na vida de um atleta, mas acima de tudo temos de nos focar no que é importante fazermos para contrariar o Barcelona e, como em todos os outros jogos, só pensamos em ganhar.”
Barça renovado
“É uma equipa diferente da que apresentaram nos outros anos pela dependência que tinham de um ou dois jogadores que saíram. Por outro lado, têm um treinador novo, mas que tem algumas ideias do ADN da equipa de hóquei em patins do Barcelona. São uma equipa com qualidade, que se baseia muito no coletivo, mas com individualidades muito boas que formam uma equipa muito completa. Como é óbvio há jogadores que pelas suas características podem desequilibrar o jogo, mas acima de tudo acho que é uma equipa que vale pelo coletivo.”
Receita para o sucesso
“Acho que a chave passa por fazermos aquilo que trabalhamos diariamente. Não queremos entrar em individualidades, ninguém consegue resolver o jogo sozinho, acho que se fizermos o que temos de fazer, tanto na defesa como no ataque, estaremos mais perto de ganhar, não este jogo, mas todos os outros. Sabemos da qualidade ofensiva do Barcelona, portanto o jogo passará por uma boa defesa, a maior parte dos jogos ganha-se nos contra-ataques, aproveitando os poucos erros da equipa adversária, fazendo a nossa parte. Acredito que com o apoio dos adeptos, que nos torna ainda mais fortes, temos tudo para conseguir vencer o jogo.”
A força do Arena
“Esperamos ter um apoio semelhante ao do jogo contra o Benfica. A rivalidade é diferente, mas o jogo é capaz de ser ainda mais importante por estarmos numa situação delicada na Liga dos Campeões. Precisamos de pontos e precisamos do apoio dos adeptos. É um jogo que cria muita ilusão a quem o joga, espero que também crie a quem tem a oportunidade de assistir, por isso espero que os adeptos encham este pavilhão e nos empurrem para mais uma vitória.”