Francisco Porto Fernandes reeleito presidente da FAP

Francisco Porto Fernandes reeleito presidente da FAP
| Porto
Porto Canal/Agências

O estudante de Economia da Universidade do Porto Francisco Fernandes foi reeleito na quinta-feira presidente da Federação Académica do Porto (FAP), avançou a academia.

Francisco Fernandes, nascido no Porto e licenciado e Economia pela Universidade do Porto, encabeçou a única lista candidata, tendo sido eleito com 22 votos a favor e quatro votos em branco, num universo de 26 associações de estudantes que marcaram presença nas eleições e que integram o organismo máximo de representação dos estudantes da academia do Porto.

"Os jovens precisam de esperança, esperança de uma vida melhor em Portugal. Precisam de uma nova forma de fazer política e a FAP pode, e deve, ser o motor dessa nova forma de fazer política”, afirma, citado no comunicado da FAP, Francisco Fernandes, que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido no anterior mandato.

Entre as medidas apresentadas para o próximo ano destacam-se o combate à desigualdade de oportunidades, a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, o investimento no Centro de Estudos da FAP para desenvolver estudos de interesse público com vista a contribuir para as políticas públicas, o combate às alterações climáticas, a defesa dos direitos humanos, a recuperação da sede da FAP no Campo Alegre e o lançamento da APP FAP – a Academia no Bolso.

A par de Francisco Fernandes, seguem para o segundo mandato Maria Teresa Santos, Guilherme Torres, Tiago, Sofia Castro e Margarida Moreira. Integram a direção da FAP, pela primeira vez, Bernardo Oliveira, Sofia Silva e Pedro Moreira.

A FAP representa atualmente mais de 80 mil estudantes, abrangendo os quatro subsistemas de Ensino Superior em Portugal.

+ notícias: Porto

Ciclistas tomam conta do corredor do metrobus na Boavista enquanto não chegam autocarros

O relógio marca as 10 horas de uma manhã já calma, depois da habitual hora de ponta marcada pelo forte trânsito no centro do Porto. Estamos na Avenida da Boavista, cortada ao meio recentemente por um corredor vermelho onde irá circular o metrobus. O impasse do arranque da operação continua a vigorar no corredor que é utilizado todos os dias por modos suaves: bicicletas, trotinetas e até patins. “Fizeram-nos uma ciclovia sem querer”, disse-nos um dos portuenses que diariamente faz uso da via para se deslocar para o trabalho. A ele juntam-se cerca de duas dezenas de bicicletas que, em apenas uma hora, passaram por ali.

Gestão de Moreira em destaque no manifesto de apoio a Filipe Araújo para candidatura ao Porto

Mais de 140 personalidades ligadas à cidade do Porto subscreveram um manifesto de apoio a uma candidatura de Filipe Araújo à Câmara Municipal nas próximas autárquicas.

Ex-vereador de Rui Moreira nomeado diretor-geral de consultora imobiliária Savills Porto

Ricardo Valente, ex-vereador da Câmara do Porto com os pelouros ligados às finanças e economia, foi nomeado para assumir o cargo de diretor-geral da consultora imobiliária Savills no Norte do país.