FC Porto: Condicionantes do sorteio do Mundial de Clubes
Porto Canal
O pontapé de saída do Mundial de Clubes será dado esta quinta-feira em Miami, nos Estados Unidos da América. A partir das 18h00, os emblemas participantes ficarão a conhecer os adversários na fase de grupos da prova que decorrerá entre 15 de junho e 13 de julho em 11 cidades e 12 sedes norte-americanas. A emissão especial do Porto Canal arranca às 17h30 e prolonga-se até às 19h30.
De acordo com as informações transmitidas pela FIFA, as equipas encontram-se divididas em quatro potes de acordo com o ranking nas respetivas confederações. No pote 1, constam as quatro mais bem classificadas da Europa (UEFA) e da América do Sul (CONMEBOL); no pote 2, onde surge o FC Porto, situam-se as restantes oito equipas europeias; no pote 3, estão os dois clubes mais bem classificados da Ásia (AFC), de África (CAF), da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) e as duas restantes da CONMEBOL; no pote 4, figuram as duas últimas da AFC, da CAF, da CONCACAF, a representante da Oceania (OFC) e um conjunto do país anfitrião.
As 32 equipas serão alocadas em grupos de quatro elementos nos quais deve constar obrigatoriamente um emblema de cada confederação. Esta regra só não é aplicável à UEFA, que é representada por 12 equipas. Cada grupo deve ter pelo menos uma equipa europeia, mas não mais do que duas. Assim, quatro dos oito grupos serão compostos por duas equipas da UEFA. Os membros da mesma associação - isto é, do mesmo país - não podem ser colocados no mesmo grupo.
Para assegurar o equilíbrio competitivo, foram estabelecidos dois percursos separados, cada um com quatro grupos. O Percurso 1 é composto pelos vencedores dos grupos A, C, E e G emparelhados com os segundos classificados dos grupos B, D, F e H. O Percurso 2 integra os vencedores dos grupos B, D, F e H emparelhados com os segundos classificados dos grupos A, C, E e G. As duas equipas mais bem classificadas da UEFA e da CONMEBOL serão sorteadas para grupos em percursos separados e apenas se encontrarão nas meias-finais, caso vençam os respetivos grupos. O mesmo princípio aplica-se às menos bem classificadas dessas confederações.
As quatro equipas mais bem classificadas da Europa serão distribuídas por grupos que impeçam que se enfrentem antes das meias-finais, caso vençam os respetivos grupos. O mesmo princípio aplica-se às da América do Sul. Todas as equipas sorteadas do pote 1 serão automaticamente atribuídas à posição 1 do grupo em que forem colocadas.
Os conjuntos do pote 2 serão sorteados da seguinte forma: as equipas entre o quinto e o oitavo posto da UEFA serão sorteadas para grupos com as quatro mais bem classificadas da CONMEBOL, enquanto as quatro europeias menos bem classificadas serão sorteadas para grupos com as mais bem cotadas dessa confederação. Isto significa que o FC Porto não poderá ser sorteado para os grupos de Manchester City, Real Madrid, Bayern Munique e Paris Saint-Germain. Assim sendo, os Dragões terão de defrontar Flamengo, Palmeiras, River Plate ou Fluminense.
Os clubes sorteados para os Grupos A ou B ocuparão automaticamente a posição correspondente ao pote de onde foram sorteados. Assim, ao emblema do pote 2 será atribuída a posição 2 e à equipa do pote 3 será atribuída a posição 3.