Dragões de Ouro: Artur Jorge distinguido com o Dragão de Honra
Porto Canal
Primeiro treinador português a sagrar-se Campeão da Europa homenageado nos Dragões de Ouro.
O FC Porto nasceu em 1893, cresceu a ritmos diferentes nas décadas que se seguiram e atingiu o Olimpo do futebol em 1987. Muito o deve a Artur Jorge, o primeiro português a conquistar o título de Campeão Europeu na condição de treinador. Em 131 anos de história poucas noites tiveram o encanto daquela no Prater, em Viena, a 27 de maio de 1987.
O calcanhar de Madjer, a reza de Juary, o grito de festa de todos os portistas e as portas da Europa abertas ao Dragão. No comando técnico de uma equipa inesquecível estava um treinador marcante, portuense de gema, sócio portista desde criança, um homem diferente e uma lenda que se despediu cedo de mais.
São muitos os feitos que o elevam a esse estatuto e uma das curiosidades de tão impressionante percurso é o facto de ter sido galardoado na primeira edição de cada um dos principais prémios da história do clube - o Troféu Pinga e o Dragão de Ouro. 36 galas depois depois de ver o marido distinguido como Treinador do Ano 1985, Lena Teixeira recebe o Dragão de Honra do saudoso Artur Jorge.