FC Porto: Finalmente em casa
Porto Canal
Quatro semanas e outros tantos jogos fora depois, os portistas regressam ao Estádio do Dragão e recebem o Casa Pia na 12.ª etapa de um campeonato em aberto. O Sporting sofreu o primeiro desaire, o Benfica venceu em Arouca e o FC Porto passou a ocupar o terceiro posto da tabela classificativa a seis pontos dos de Alvalade (33, mais um jogo) e um atrás do rival da Luz (28).
Ver esta publicação no Instagram
Acabados de empatar em Bruxelas, na quinta ronda da Liga Europa (2-2), os Dragões preparam-se para enfrentar um adversário que só perdeu um dos últimos dez desafios - em casa do Sporting (2-0) - e se mantém no pelotão da Liga Portuguesa com mais pontos (13) do que jornadas disputadas (11).
Sem conhecer o sabor da derrota desde 5 de outubro, os gansos visitam a Invicta à procura de contrariar a história: nos nove confrontos anteriores, o FC Porto venceu oito e empatou apenas um, em janeiro de 2023 no Jamor. Nico González ainda não falhou qualquer desafio em 2023/24 (22), Diogo Costa é totalista no campeonato (990 minutos), Galeno e Samu dividem o título melhor marcador azul e branco na Liga (oito golos cada) e Alan Varela viu o quinto amarelo na Luz, pelo que irá cumprir castigo por acumulação de cartões e está fora das opções de Vítor Bruno.
Após “um ciclo menos positivo” de resultados na condição de visitante, e no primeiro de seis jogos até ao final do ano civil, o técnico quer ver “uma equipa a andar de mãos dadas com o estádio” e “um estádio a empurrar a equipa para os três pontos”. Porque “os adeptos são sempre muito importantes” e no balneário existe “um sentimento de plena comunhão entre os jogadores”, Vítor Bruno explica que “ninguém é infalível, todos estão sujeitos ao erro” e faz uma reflexão: “Importante é a forma como reagimos à adversidade”.
Imbuído de “uma energia fortíssima para dar a volta ao momento”, o timoneiro decidido a “estancar os erros individuais” revelou que Vasco Sousa, Fábio Vieira, Rodrigo Mora, Iván Jaime e Danny Namaso estão entre os eleitos e fazem parte do lote de “vários jogadores que podem fazer a posição do Alan Varela”. Marko Grujic “está a regressar de lesão” e continua fora das opções”, mas “todos dão garantias”.
“Sinto a equipa capaz e a querer ir atrás do que estamos a construir”, revelou o treinador apostado em “olhar para o jogo percebendo os perigos do adversário”, “perceber o contexto geral” e que prefere “olhar para dentro” na hora de tentar perceber “o caminho a percorrer para inverter a tendência recente”.
O apito inicial de Hélder Malheiro, juiz lisboeta auxiliado pelo VAR André Narciso, abrirá as hostilidades a partir das 20h45 desta segunda-feira no Estádio do Dragão e na Sport TV1.