FC Porto (Voleibol): Clássico para esquecer. Crónica de jogo

FC Porto (Voleibol): Clássico para esquecer. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

A equipa de voleibol feminino do FC Porto deixou fugir o clássico e a liderança do campeonato para o Sporting (0-3). Após cinco jornadas sempre a vencer e acabadas de fazer história na Liga dos Campeões, as portistas não deram seguimento ao triunfo europeu e sofreram um desaire diante do rival de Alvalade, que passa a ocupar o primeiro lugar da tabela classificativa com mais um ponto do que as tetracampeãs (23).

As lisboetas entraram melhor, muito competentes no serviço e a criarem grandes dificuldades na receção, mantendo a bola longe da rede e afetando a gestão ofensiva das portistas, que não puderam utilizar Shainah Joseph - recém-contratada internacional canadiana - nunca conseguiram anular os prejuízos e perderam o primeiro parcial por sete pontos de diferença (18-25).

Miguel Coelho ainda trocou Puck Hoogers por Gabi Coelho, mas a toada não se alterou e o Sporting manteve a consistência, acabando por fazer o 2-0 à segunda oportunidade (20-25). O mesmo aconteceu no terceiro set, apesar das tentativas de resposta azuis e brancas que foram adiando o desfecho do clássico (21-25).

“Foi um resultado justo porque quem vem ao Dragão ganhar 3-0 tem de o fazer com justiça. Fomos muitíssimo incompetentes a atacar a bola alta, o Sporting conseguiu pontuar muitas vezes por demérito da nossa defesa e do bloco, isto deu-lhes muita vantagem e foram ficando cada vez mais confortáveis. Até servimos bem, mas não conseguimos segurar as transições e fomos muito incompetentes durante muito tempo, o que resultou nesta vitória relativamente fácil para o Sporting. As jornadas europeias nunca vão ser desculpa para nós, queremos estar nas melhores provas do mundo e a equipa está preparada para isso. Como não gosto de ver os adversários a queixarem-se de falta de tempo também nunca farei isso. Vínhamos de uma vitória boa e de uma boa fase, mas deixámos fugir a nossa forma de jogar. Os erros sucederam-se, o Sporting ficou confortável e tornou-se tudo muito difícil. Nunca nos queixaremos das competições europeias porque o projeto está montado para isso. Temos de ser mais competentes”, declarou Miguel Coelho no rescaldo da partida.

O Leixões visita o Dragão Arena na próxima sexta-feira às 20h30 (Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 0-3
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, 10.ª jornada
1 de dezembro de 2024
Dragão Arena

Árbitros: Vítor Gonçalves e Nuno Teixeira

FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Brianna Kadiku, Sara Rohr, Lila Durão, Kyla Swanson, Janaína Vieira, Victória Alves, Erika Mercado, Gabi Coelho, Bruna Correia, Puck Hoogers e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho

SPORTING: Daniela Loureiro e Maria Santos (líberos); Maria Marques, Jéssica Miranda, Amanda Cavalcanti, Melany Detzel, Leslie Tagle, Nicole Milosevic, Ozge Kinasts, Sara Silva, Angie Hinestroza, Irene Verásio, Mimosa Faria e Saska Durovic
Treinador: Rui Silva

Parciais: 18-25, 20-25 e 21-25

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Portugal estreia-se a vencer no Euro de andebol

A seleção portuguesa de andebol estreou-se no Campeonato da Europa com uma vitória frente à Roménia. Os “Heróis do Mar”, que ao intervalo já seguiam na frente do marcador (23-15), triunfaram por 40-34 na primeira jornada do Grupo B.

FC Porto: A segunda volta arranca em Guimarães

Depois de completar a melhor primeira volta da história do campeonato - 16 vitórias e um empate -, o FC Porto vai dar início à segunda metade da prova em casa do Vitória SC, vencedor da mais recente edição da Taça da Liga.

Francesco Farioli: “Prevejo grandes desafios na segunda volta. Temos de estar muito atentos e comprometidos”

“Os jogos na segunda volta do campeonato são sempre mais exigentes porque não há apenas três pontos em jogo, mas também as possíveis consequências desses resultados”, e o FC Porto inicia esta fase da temporada em Guimarães (domingo, 20h30, Sport TV1) frente à “equipa em melhor forma na Liga”, um conjunto “muito bem organizado, que está a criar 38% das oportunidades de bola parada, é muito forte em transição, fisicamente muito forte na frente e capaz de circular a bola de um lado ao outro”.